• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Vídeo aula: Uso do Sujeito

Olá, meus nerds!

Hoje trago uma super vídeo aula do Descomplica falando dos diversos tipos de sujeitos que podemos encontrar em uma sentença. Você domina todos? Está seguro?

Então, vamos conferir!

Boa aula!

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=9gKy6-r-oBs&list=PL3FB528F59FFAB38D&index=11&feature=plpp_video[/youtube]

Transcrição:

00:00 Português

Sujeito – Cena 1

Professor: Rafael Cunha

00:10 Olá, pessoal. O objetivo desse módulo é trabalhar as funções sintáticas, tendo como foco o estudo dos sujeitos da oração.

00:30 O primeiro aspecto que deve ser observado é o conceito, a definição de sujeito. Para isso, faremos um jogo dinâmico de verdadeiro ou falso. Quando afirmo que sujeito é o ser que pratica a ação expressa pelo verbo, isso é verdadeiro ou falso? Se você respondeu verdadeiro, você acabou de errar. São dois os motivos que tornam essa afirmação falsa.

1:00 Primeiramente, quando se diz que o sujeito é um ser, isso já é um erro, porque sugere que o sujeito tem que necessariamente ter uma individualidade e, na verdade, isso não tem nada a ver, visto que um verbo pode ser o sujeito. Portanto, devemos trocar a palavra “ser” pela palavra “termo”. Segundo, é errado associar o sujeito a algo ou alguém que pratica uma ação expressa pelo verbo.

1:30 Isso, porque o sujeito pode praticar, sofrer ou nem praticar uma ação. Desse modo, o conceito verdadeiro de sujeito é: termo sobre o qual se faz uma declaração, que geralmente está associada ao verbo.

Até a próxima!

fonte Canal Descomplica