• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Vídeo AUla: UERJ 2011

Olá, meus neeeeerrdddsss!

Tudo certin?

Que tal assistirmos a uma vídeo aula do Descomplica hoje? O tema é a solução da questão 22 de lançamento horizontal simples do 1º Exame de Qualificação da UERJ 2011 explicada pelo Prof. de física Marco Fisbhen.

E aí? Preparados? Então, simbora!

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=kIWqz7j38nA[/youtube]

Transcrição:

0:50 Nesse caso, o que nós temos é um lançamento horizontal simples. Presta atenção na ideia:

Se eu estou dentro do tremvelocidade que eu estou é igual a velocidade do trem, então eu e o chão estamos andando juntos e é como se eu e o chão estivéssemos parados, em repouso um em relação ao outro. De modo que essavelocidade do trem, de 108 km/h, nem entra no exercício.

Repetindo: Se eu estou dentro do trem andando junto com o trem o chão está em repouso em relação a mim. De modo que a velocidade do trem, de 108, simplesmente não vai entrar.

1:17 O que eu tenho é, simplesmente, então, um lançamento horizontal que eu posso dividir em dois eixos: x e y.

Qual eixo me interessa aqui? Para calcular o tempo sempre o legal é trabalhar, na maioria das vezes na verdade, com o eixo y. Então, minha altura, que foi dada, é igual a 1 m ( H= 1m ).

Se está na vertical a gravidade vertical atua. Eu tenho uma gravidade g = 10 m/s², de modo que a minha brincadeira aqui vai ser no eixo y movimento uniformemente variado ( MUV) em que a aceleração é igual a g que é aproximadamente 10.

1:50 Qual é a equação?

ΔS = V0t + at² / 2

O v0 vai ser igual a 0, porque a velocidade inicial é horizontal e eu estou trabalhando na vertical e o V0 vertical, simplesmente, não existe.

1 = 1/ 2 x 10t²
1 = 5t²
t² = 1/5
t² = 0,2
t =  √0,2
t ≈ 0,45 m

Então, por essa semaninha é só!

Um forte abraço e força com os estudos!

Valeeeu!

fonte Canal Descomplica