• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Vídeo aula – Redações Comentadas: Empilhamento de Ideias

Oiii, nerds do meu Brasil =D

Como foi o final de semana? Espero que tenham descansado e aproveitado, porque 2ª voltam os estudos! E pra começar bem, a equipe do Desconversa escolheu uma aula super legal, sobre um erro super frequente nas redações: o empilhamento de ideias. A professora Carolina Pavanelli vai dar dicas muito boas pra fazer redações excelentes! =)

Atenção, concentração hehe:

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=f95r_bGT4ZU[/youtube]

Transcrição:

00:00 – Redação

Redações Comentadas – Empilhamento de Ideias

Professora: Carolina Pavanelli

00:15 Oi, pessoal! Bom, eu tenho corrigido algumas redações que alguns de vocês têm mandado lá pro site do Descomplica. E algumas redações estavam muito boas, outras tinham alguns errinhos. E foi a recorrência de alguns desses erros que nos levaram a gravar esses vídeos para vocês. Agora nesse vídeo eu vou falar sobre um erro bastante recorrente nessas redações que foram corrigidas até agora. Prestem bastante atenção porque aí da próxima vez que vocês forem mandar uma redação, de repente vocês podem atentar para esse fato e não cometer esse erro de novo. Claro que esse erro não é para ser cometido não só na redação que você vai mandar pro Descomplica, mas também, obviamente, nas redações de vestibular. É um erro muito comum, hein? Não pense que é só você que faz isso, que só você está errando, e que você não sabe nada. Eu corrijo redação há muito tempo e há muito tempo eu vejo esse erro. E sabe por que ele acontece? Poucas pessoas sabem que isso é um erro, poucas pessoas sabem que isso não deve ser feito. Existem algumas confusões, algumas lendas urbanas em torno da dissertação argumentativa.

01:20 O erro que eu vou falar agora é o empilhamento de idéias, muitas idéias em um só parágrafo. O que são essas lendas urbanas que eu estou falando? Essas verdades universais que muitas pessoas falam por aí e nem sempre estão corretas. Bom, todo mundo aprende em colégios e cursos que dissertação argumentativa é aquele tipo de texto no qual a gente tem que defender idéias, correto? Correto! Aí o que os desavisados pensam? “Bom, se eu tenho que defender idéias, se eu tenho que convencer o leitor, quanto mais idéias eu colocar melhor, eu vou mostrar que eu sei muito daquele assunto, que eu tenho muitas idéias, e a minha nota vai lá pra cima, correto?” Nem tão correto assim. Por quê? É claro que você tem que defender idéias, e é claro que você deve mostrar idéias relevantes, idéias coerentes. Mas o excesso de idéias pode fazer com que nenhuma delas seja defendida corretamente ou, pelo menos, profundamente. Lembre-se de que você tem mais ou menos trinta linhas para fazer sua redação. Essa é a média da maioria dos vestibulares do Brasil e do Enem. Alguns vestibulares até esticam um pouco mais esse limite, mas nunca passa de, por exemplo, sessenta linhas, como alguns vestibulares de São Paulo pedem.

02:30 Portanto, lembre-se de que a idéia de parágrafo é o conjunto de linhas no qual umaidéia principal e algumas idéias secundárias são defendidas. Portanto, você deve ter unicamente uma idéia por parágrafo. Se você não fizer uma idéia por parágrafo, você cai, invariavelmente, no empilhamento de idéias, que são aquelas muitas idéias. Então pensa em um tema qualquer, em um tema até fácil sobre, por exemplo, violência nas grandes cidades. É um tema comum, um tema bastante discutido. Se em um só parágrafo você fala sobre, por exemplo, tráfico de drogas, assalto à bancos e assalto a mão armada, você está falando de três idéias em um só parágrafo. Você não vai conseguir defender nenhuma delas de maneira profunda, porque você vai estar só falando que elas existem. É muito melhor você defender cada uma delas em um parágrafo de argumentação, fazendo aquilo que a gente sempre fala: Defendendo aquele assunto, explorando casos e conseqüências, fundamentando as suas idéias, dando exemplos para elucidar e etc.

03:30 Então, presta atenção! Como é que você pode fugir do empilhamento de idéias? A partir de algo que é muito importante; o planejamento de redação. Eu sei que muitos de vocês ficam nervosos ao fazer uma redação e acham que nunca vai dar tempo de fazer o seu texto inteiro. E acreditem em mim, essa é uma aflição que atinge todos os vestibulandos. Todo mundo acha que não vai conseguir fazer a redação.

04:00 E é possível mesmo que isso aconteça senão houver o treinamento. Por isso que é tão importante, até chegarem às provas de vestibular, você treinar e fazer, de repente, um ou dois textos por semana controlando o seu tempo. Pensa que mais ou menos uma hora e vinte minutos é um tempo adequado para se fazer uma redação. Dessa uma hora e vinte, você deve reservar, pelo menos, meia hora para fazer o planejamento da sua redação. Você vai, no rascunho, colocar lá em cima o tema da sua redação. E aí você vai fazer o que a gente chama de brainstormaquela tempestade de idéias. Vai colocar, de forma solta, sem pensar em ligar palavras, ligar idéias, tudo que vem a sua cabeça sobre aquele tema. Coloca tudo que você pensa que pode vir a ser relevante sobre aquele assunto, sobre aquela problemática que está sendo apresentada a você. Quando você esgotar as suas idéias, você vai começar a separar os seus argumentos, a separar as suas idéias. Você vai reler aquilo tudo, que certamente vai fazer algum sentido na sua cabeça, pelo menos, e você vai pensar “isso aqui dá um bom argumento e isso aqui é outra idéia”. Pensa que se existe uma idéia e existe outra diferente, elas não podem estar no mesmo parágrafo, elas tem que estar emparágrafos diferentes.

05:15 Quando você faz um planejamento da redação, você consegue dividir as idéias nosparágrafos, e aí evita, obviamente, o empilhamento de idéias, esse erro que mostra pouca organização, mostra que sua redação não foi planejada corretamente e isso nunca é bom, porque a banca nunca vê com bons olhos. planejamento também faz com que você não corra aquele risco de começar a escrever direto e chegar ao meio do segundo parágrafo de argumentação e perceber que as suas idéias se esgotaram, que você não tem mais o que dizer. Aí sim bate aquela aflição porque você já fez metade da redação e você não sabe mais o que fazer em todo resto do seu texto.

05:55 O que isso pode ocasionar, além, obviamente, do seu nervosismo na hora da prova?Você pode terminar a sua redação de qualquer maneira, você vai falar e falar e não dizer nada e isso faz com que o leitor, a pessoa da banca, fique até um pouco entediada com seu texto. Ela percebe que as suas idéias se esgotaram, porque você não teve esse planejamento antes e, obviamente, a sua nota não vai ser tão alta quando poderia ser.

06:20 Portanto, da próxima vez que vocês forem fazer a redação, procurem planejar o texto e defender uma idéia por parágrafo. Fujam desse erro do empilhamento de idéias.Estou esperando a sua redação, hein? Até a próxima!

Se ficou qualquer dúvida, posta aqui em www.perguntaserespostas.descomplica.com.br, que os nossos monitores vão responder! E se quiser saber como está a sua redação, nós corrigimos também! Basta assinar um dos nossos planos aqui. Além de ter acesso ilimitado aos vídeos do Descomplica, você tem muitos outros serviços pra estudar e arrasar no vestibular =D

Então bons estudos e até a próxima o/