• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Vídeo aula: Movimento Circular – Deslocamento Angular

Oi, minha gente! Tudo certo? Muito estudo? 😀

O vídeo que a gente vai ver hoje é do professor Marco Fisbhen, sobre Movimento Circular. Tem esses e outros vídeos acessíveis gratuitamente aqui no Descomplica!

Vamos lá? =D

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=PIrs7RP_zMs[/youtube]

Transcrição:

00:00 – Física

Marco Fisbhen

Movimento Circular 1 – Deslocamento Angular

00:15 – A ideia de hoje é trabalhar o movimento circular. Se você já estudou M.U E M.U.V estará pronto para começar a aprender o movimento circular.As grandezas que vamos estudar aqui são a aposição, a velocidade, aceleração e o tempo.

A diferença das grandezas que aprendemos no M.U e M.U.V é que elas são lineares e no movimento circular elas são angulares.

01:15 – Percebemos que a trajetória descrita no quadro(A para B) é um movimento circular.Olhando para esse movimento, conseguimos reconhecer um Δsab que é linear.

01:50 – Temos que entender que se esse deslocamento faz parte de um movimento circular, esse movimento tem um centro e o círculo tem um raio.Com isso, conseguimos perceber que enquanto o móvel se deslocou ele também foi abrindo um certo ângulo que nesse caso vamos chamar de θ.

Ao mesmo tempo que o corpo percorreu uma distância em metros(deslocamento linear) ele também abriu um certo ângulo(deslocamento angular) que podemos medir em graus ou em radianos.

03:40 – Devemos lembrar que o comprimento de um círculo é 2πr , assim devemos entender que temos uma relação entre raio e ângulo.

Relacionando o deslocamento angular com o deslocamento linear, temos que Δ = θR

O 2πr vem dessa relação.O ângulo é 2π que multiplicado pelo r dá o Δs.

05:05 = Uma coisa que é preciso saber é a relação entre graus e radianos

Ex:

360° ——–2π

180° ——-π

90° ——–π/2

Por hoje isso é tudo, pessoal ;D Quem quiser continuar estudando essa matéria tem vários outros vídeos no módulo aqui em http://www.descomplica.com.br/fisica !

fonte Canal Descomplica