• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Vídeo Aula: Funções da conclusão

Olá, meus amigos!

Hoje o Desconversa traz um assunto muito importante em qualquer redação: a conclusão. Mais especificamente, a vídeo aula retirada do Canal Descomplica, aborda a 1ª e a 2ª função da conclusão.

Estão preparados? Então, vamos começar!

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=Z7C0Y4MP6oc&list=PLE61916EC25CC18E4&index=6&feature=plpp_video[/youtube]

Transcrição:

Redação
Estrutura da Dissertação – Conclusão
1ª e 2ª Funções – Resumo para o ENEM
Professor: Rafael Cunha
Olá, pessoal! Hoje, a gente vai continuar a falar a estrutura da dissertação. Nesse módulo, falaremos das funções e estratégias para construir uma boa conclusão. E já saiba: o fechamento do texto é tão importante quanto o restante, uma vez que o corretor só dará a nota após ler a conclusão. Com isso, a impressão dele pode se manter ou melhorar em relação a sua produção textual.

O primeiro aspecto a ser analisado é a dimensão que o seu parágrafo conclusivo deve ter. Ele deve ocupar mais ou menos o mesmo espaço, o mesmo número de linhas que a sua introdução.

Portanto, o ideal é manter essa média de 5 a 6 linhas, assim como na introdução.

Agora, vamos ver quais elementos devem ser abordados na sua conclusão.

Primeiramente, deve-se mostrar para o leitor que o texto está acabando, evidenciando que o seu processo argumentativo está no fim.

Para isso, você deve começar usando um conectivo de caráter conclusivo. Pode-se usar o : “portanto, então, desse modo, dessa maneira, dessa forma, nessa perspectiva”, por todas serem palavras que inserem um tom de encerramento ao seu texto.

O segundo aspecto a ser visto é esclarecer de uma vez por todas o seu ponto de vista, ratificando a sua tese. O primeiro momento em que foi abordada a sua tese, foi na introdução. Portanto, na conclusão, você deve pegar aquilo que está na introdução e colocar de novo, na conclusão; obviamente utilizando outras palavras.

Assim, deve-se fazer uma paráfrase do que foi proposto na introdução.

Então, digamos que na introdução, eu tenha escrito a seguinte frase: “A democracia apresenta falhas no Brasil.”, sendo essa a minha opinião sobre o regime democrático de nosso país. Com isso, vou pegar essa frase que está presente na minha introdução e reescrevê-la na conclusão com outras palavras: “ O regime democrático de nosso país ainda está longe do que é ideal. “

Em essência, eu disse a mesma coisa, mas utilizei palavras diferentes, ratificando meu ponto de vista.
Até a próxima 😉

Compartilhe

Avatar

Parabéns! O infoEnem, maior portal sobre o Enem na internet, iniciou em fevereiro uma série de publicações indicando aos seus leitores os melhores conteúdos do país. Seu blog foi classificado entre os 10 melhores do Brasil na categoria Redação.

Confira: http://www.infoenem.com.br/os-

Caso interesse mostrar aos seus leitores a qualidade e a confiabilidade do seu espaço, que foi analisada e comprovada por toda nossa equipe, escreva-nos um email e lhe enviaremos o código HTML do selo desta classificação. É um selo discreto, mas que trás a importância, os acessos e a responsabilidade de ser considerado entre os melhores de toda a rede nacional.

Nós do infoEnem, e principalmente nossos milhares de leitores mensais, agradecemos seus esforços que contribuem para uma internet rica e de bom conteúdo! Continuem assim, para que possamos continuar indicando esse belo espaço como fonte confiável de informação.
Novamente nossos parabéns! Afinal, não é qualquer blog que pode ser considerado “Top 10” de todo o Brasil!

Atenciosamente,

Fernando Buglia e Matheus Andrietta (moderadores infoEnem)

responder
Descomplica

##- Não escreva abaixo desta linha -##

Ticket recebido: [desconversared] Re: Vídeo Aula: Funções da conclusão
Seu ticket (#522) foi recebido e está sendo analisado pelo nosso suporte.
Para adicionar outros comentários, responda este email ou clique no link a seguir: http://descomplica.zendesk.com/tickets/522

———————————————-
Atualizado por: Disqus, 31 Mar 14:05 (BRT):

======

responder