• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Vídeo Aula: Colonização

Olá, meus amigos!

Como foi o fim de semana? Desejaram “feliz dia das mães” para a mamãe de vocês? =)

Voltando à nossa rotina, escolhi uma vídeo aula do Descomplica em que o professor Bob analisa como Portugal iniciou, de fato, a colonização portuguesa. Estão pronto? Let’s go!

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=cXRw3AGt6E8[/youtube]

Transcrição:

00:00 História

Colonização – Cena 1
Professor: Bob

00:10 Olá, pessoal, hoje nós vamos analisar como Portugal iniciou, de fato, acolonização portuguesa. Nós vamos focar na questão do aspecto político e administrativo, ou seja, toda a ordem jurídica, política e administrativa que Portugal vai implementar para iniciar efetivamente a colonização.

00:30 Nos 30 primeiros anos, não houve colonização efetiva, ou seja, não houve uma ocupação com formação de cidades, vila, povoamento. Mas então, por que colonizar a partir desse momento? Essa resposta está ligada a realidade portuguesa da época.

1:00

– Portugal enfrentava crise no comércio indiano com a perda do monopólio das Índias. Com isso, o país passa a ter mais gastos nessa região com a defesa de sua posição na África construindo fortes, mais efetivos militares. Portanto, aquele comércio que antes era lucrativo, passa a trazer prejuízos. Com isso, o prejuízo nas Índias foi o fator determinante para que Portugal enxergasse o Brasil com outros olhos.

A presença de estrangeiros (principalmente franceses, os quais possuíam alianças com tribos indígenas) no literal brasileiro foi outro motivo. A França passou a questionar o Tratado de Tordesilhas e suas ambições iam além do contrabando do pau-brasil.

2:40

– Ausência administrativa da colônia: o quinto já não estava mais sendo pago.

Portanto, havia uma urgência quanto a colonização do Brasil.

3:00 A maioria dos livros didáticos colocam como marco do início da colonização aExpedição de Martin Afonso de Souza. Essa expedição possui como objetivo iniciar o processo de colonização: combater os franceses no litoral,  estruturar a colonização.

Como marco dessa expedição de colonização, temos a formação da primeira vila brasileira: a Vila de São Vicente, localizada no litoral paulistano. Essa região é estratégica, muito próxima a região do Rio da Prata, onde os espanhóis escoavam ouro e prata.

4:00 Devemos considerar que até esse momento, os portugueses não haviam encontrado metais preciosos no Brasil e tinha como interesse encontrá-los.

5:00 O fato era que necessitava-se de um processo de colonização e a fundação de uma vila não era suficiente. Então, o primeiro projeto político-administrativo trazido pelos portugueses é o sistema das Capitanias Hereditárias que já era utilizado por Portugal na ocupação da Ilha da Madeira e do Arquipélago de Açores. Com isso, já possuía experiência.

E, aí? Curtiu? Deixe seu comentário!

Até a próxima!

fonte Canal Descomplica