• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Vídeo Aula: Cidania no Enem

FAAALAAAA, meus bonitos!

Como vamos com os estudos? Difícil, não?

Para ajudar na preparação do Enem, escolhi uma vídeo aula do Descomplica em que O professor de geografia Gonzalo Lopez descomplica o conceito de cidadania e suas aplicações na prova do Enem!

Vamos começar?

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=udWlXTPod8Q[/youtube]

Transcrição:

00:00

Geografia: Resumo para o Enem – Cidadania: Introdução
Professor: Gonzalo Lopez

00:10 Hoje, nós vamos falar sobre o conceito de cidadania e suas aplicações na prova do Enem.

00:45 É comum vermos no Enem questões ligadas a artigos da Constituição, sobretudo a respeito de aspectos culturais de valor, como éticacidadania,regimes de governo.

1:00 Primeiramente, abordaremos a éticamoral. A ética está etimologicamente ligada aos costumes. Juntamente à moral, está ligada a uma prática social vista como correta por todos.

2:00 E os costumes? Os costumes estão relacionados a valores intrínsecos, carregados por cada indivíduo, embora sejam comum a todos, como o combate a tortura, o desreipeito aos direitos humanos.

2:30 Portanto, por serem valores subjetivos, os costumes, a moral e a ética devem ser direcionadas por meio de um padrão ético. Por exemplo, eles podem ser norteados por meio da educação.

3:00 Com ela, temos um mecanismo de propagação de um padrão ético justo.

3:40 Agora, vamos falar da sociedade. É definida por diversos pensadores, como Aristóteles e São Tomás de Aquino, como um instinto natural do homem. Outros a definem também, como produto do acordo de vontade, sobretudo Russeau. Em “O Contrato Social”,  define que os homens vivem em coletivo em prol de todos, com base em um acordo de vontades.

4:30 Em seguida, vamos falar um pouco do Estado. Atua como agente pacificador, exercendo o poder para que a sociedade conviva pacificamente. Os indivíduos abrem mão da autotutela e o Estado assume o poder de decidir por elas, por meio da justiça e das leis.

E aí? Gostaram? Deixem um comentário 😉

Fonte Canal Descomplica