• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

UERJ: um breve comentário

Fala galera do desconversa!

Fazendo um breve comentário do 1º exame de qualificação da UERJ.

A prova não trouxe grandes surpresas, temas que envolvem questões atuais foram bastante contempladas, cabendo destaque na área específica de História as questões 57 & 60.

A primeira envolvia as relações entre EUA e o continente americano, com ênfase no caso brasileiro na década de 1940. No período da Segunda Guerra Mundial, a política externa norte-americana para a América Latina foi marcada pela estratégia de estreitamento dos laços com os principais países dessa parte do continente. Essa política ficou conhecida como “Política da Boa Vizinhança” justamente por ser pautada em iniciativas que visavam a construir uma visão positiva do “gigante” do norte. Dentre essas iniciativas, merece destaque a propaganda político-ideológica feita por meio das produções dos Estúdios Disney, que tinham por objetivo fundamental difundir uma percepção coletiva da existência de fortes vínculos cooperativos entre as nações do continente americano.

A segunda envolvendo os movimentos sociais das zonas agrárias brasileiras no início do século XX. O cangaço foi um movimento social que envolveu populações pobres de áreas interiores do Nordeste. Até hoje, integra o imaginário popular brasileiro com as histórias sobre, entre outros, Lampião, Maria Bonita e seu bando, expressando tanto o valor da rebeldia e do crime, quanto o da coragem e da força daqueles que, à sua maneira, reagiram contra o poder dos grandes coronéis.
O banditismo social protagonizado pelos cangaceiros pode ser entendido como uma consequência da marginalização de segmentos populacionais, causada pela concentração fundiária. A concentração de terras tanto sustentava a supremacia política dos grandes proprietários, quanto garantia a preservação das hierarquias da ordem social vigente nas décadas de 1920 e 1930.

As inscrições para o segundo exame de qualificação já estão abertas!!!

Abraços.