• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

UERJ: II Revolução Industrial e o Imperialismo 2

Fala galera do Desconversa! Vamos resolver esta questão?

A expansão capitalista em países europeus, ao longo do século XIX, foi processo decorrente da Revolução Industrial. Associou-se, entre outros aspectos, à mecanização da produção, nos termos da maior articulação entre invenções científicas, criação de novas tecnologias e aplicabilidade das mesmas na estrutura econômica.

Dessa forma, percebe-se um grande aumento da produção na mesma proporção do crescimento do lucro dos empresários, que por sua vez, disponibilizam cada vez de mais tempo ócio. Tempo este que seria aproveitado em atividades de lazer, como o panorama, os parques de diversos, teatros e as grandes exposições, como o texto nos mostra. No lado contrário, os operários cada mais vez mais explorados dispunham de menos tempo de lazer, embora em finais do século XIX e início do século XX, após algumas conquistas trabalhistas, sua presença nos Pub’s ingleses tenha sido mais constante.

Nesse contexto, a realização das exposições internacionais, a partir da década de 1850, materializou a importância daquela articulação, favorecendo uma ostentação dos resultados da modernização tecnológica para a promoção do progresso e da civilização, como exemplificado pela construção da Torre Eiffel.

Gabarito letra B.

Abraços!!!!