• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

UERJ: Exame de qualificação.

Fala galera do Desconversa! Questão 50 do exame do ano passado (2011) da Uerj demonstra uma relação de fatores ocorridos recentemente com fatores históricos. Questão muito característica desse exame. Pensem, que no próximo post volto para resolvê-la!

Abraços.

“Vermelho, azul e branco deveriam ter a companhia do cinza na bandeira francesa. Se os desmandos da aristocracia francesa, sem dúvida, alimentaram o rancor popular que resultou na revolução de 1789, o vulcão Laki, localizado na Islândia, também contribuiu para a causa. A erupção iniciada em agosto de 1783 durou oito meses e teve efeitos catastróficos na Islândia e na Europa. Entre eles, uma alteração nos padrões climáticos que arrasou a agricultura francesa. A escala da erupção de 1783 foi grandiosa. Formou-se uma imensa nuvem de fumaça cinza que esfriou o planeta por pelo menos quatro anos”.

“A Islândia está atolada numa dívida externa de mais de US$ 600 milhões desde a eclosão da crise global de 2008. Apesar da reprovação do resto da Europa pelos caos – o econômico e o aéreo –, para muitos dos 320 mil habitantes da ilha, a força subterrânea da natureza veio para retirar o país de uma catarse coletiva. A erupção do Eyjafjallajoekull ajudou a restaurar um senso de solidariedade após uma infinita busca de responsáveis desde a crise.”
Adaptado de O Globo, 24/04/2010

Os impactos de fenômenos geológicos e climáticos podem variar na história, como ilustram as reportagens sobre as erupções vulcânicas na Islândia, em 1783 e 2010.
Nos dois casos apresentados, o fator natural contribuiu para reforçar a relação de
interdependência entre:

A) contextos políticos – atendimento das demandas sociais
B) decisões econômicas – resolução dos problemas ambientais
C) avanços tecnológicos – diminuição das insatisfações populares
D) progressos científicos – redimensionamento das catástrofes naturais