• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Dica: UERJ 2011

Olá, Blogueiros do Desconversa!

A Dica de Hoje é sobre a primeira fase do exame de qualificação da UERJ 2012 , que será realizado no dia 12 de junho de 2011.

A primeira dica e essa não vale apenas para a prova da UERJ e sim para qualquer prova: física não é uma matéria que se estude na véspera, OK, acredito que nenhuma seja, mas física menos ainda! Física deve ser estudada regularmente, todo dia um pouquinho, pois alguns conceitos requerem um certo tempo para serem digeridos, isso é super normal –  não se aprende de um dia pro outro e nem na base de decoreba. Paralelo a isso é recomendável que se faça provas anteriores da UERJ, isso é importantíssimo para pegar alguns macetes e se familiarizar com o “jeitão” da prova.

Quanto a UERJ é difícil fazer um prognóstico muito apurado do que pode ser cobrado na primeira fase, até por ser uma prova que a algum tempo apresenta uma interdisciplinaridade algumas vezes até decepcionantes e exageradas, entretanto  não se pode se preparar para a mesma sem estudar alguns pontos chaves, que são basicamente: Mecânica, termologia e eletrodinâmica o que não exclui outros temas.

Mecânica: pode ter certeza que esse é o único tema que NUNCA vai faltar em  nenhuma prova de vestibular, a mecânica é de suma importância e dentro dela podemos destacar alguns assuntos importantes como as três clássicas Leis de Newton, a cinemática se atentando a diferença entre cinemática escalar e vetorial. Hidrostática focando prensa hidráulica e principio  de Arquimedes e equilíbrio dos corpos extensos com seus conceitos de torque, alavanca  e momento.

Termologia: Dentro da termologia primeiramente é necessário saber as conversões das escalas de temperaturas, depois as trocas de calor se atentando a diferença entre capacidade térmica e calor especifico, diferença entre calor latente e calor sensível. Além do estudo dos gases.

Eletrodinâmica: Dentro dos assuntos importantes dentro da eletrodinâmica estão a lei de ohm, potencia, energia elétrica e a  lei de Joule.

Aqui termino a dica de hoje sobre a UERJ. Espero ter ajudado vocês!

ESTUDEM…está chegando a hora! =)