• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

UERJ 2ª FASE – PORTUGUÊS INSTRUMENTAL

E aí, galera? Como vocês foram na 2ª fase da UERJ?

Em geral, a prova seguiu o modelo já adotado pela universidade há anos e veio sem muitas surpresas.

As três primeiras questões da prova de Português Instrumental pediam uma interpretação básica do texto para que o candidato conseguisse retirar os fragmentos solicitados. A quarta questão já pedia um olhar mais atento para a estruturação do poema. A última questão foi provavelmente a mais difícil da avaliação, já que a resposta não se encontrava no texto propriamente e exigia um nível de abstração um pouco maior.

Mas, nada que nós não possamos descomplicar!

Eis a última questão:

Mafalda, personagem que sempre se põe a questionar o mundo adulto, interpreta a expressão como algo que necessitaria de comprovação, que precisaria ser visto para ser verdadeiro. O pai, entretanto, interpreta a expressão com base na linearidade do tempo, afirmando que após o ano presente haverá sempre o “ano seguinte”.

Ah, e o que vocês acharam da proposta de redação? Eu gostei muito! A banca escolheu um tema que, sem dúvida, dá muito pano para a manga, especialmente se pensarmos na faixa etária da maioria dos vestibulandos.

Espero sinceramente que todos vocês tenham ido muito bem nessa 2ª fase da UERJ e agora o que nos resta é esperar até o dia 22 de dezembro, quando as notas serão divulgadas.

No próximo post comentaremos a prova específica de Língua Portuguesa e Literatura brasileira!