• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Tipos de Introdução da Dissertação!

Olá, pessoal!

Antes de mais nada: SUPER PROMOÇÃO DESCOMPLICA NO GROUPON! CONFIRA!

Nos últimos posts ( post 1/ post 2), falamos sobre o parágrafo de introdução de um texto dissertativo-argumentativo. Hoje, quero fechar esse assunto falando sobre alguns tipos de introdução. É bom sempre nos lembrarmos de que o parágrafo introdutório deve contextualizar o tema e sugerir a tese do autor, mas há algumas maneiras de se fazer isso, e a forma escolhida vai depender do gosto de cada um. Confiram algumas estratégias introdutórias e, a partir de treinamento pessoal, escolham a que acharem melhor:

Introdução por Contextualização Histórica – nesse tipo, o candidato deve abordar o tema sob uma perspectiva histórica, falando das origens da problemática e trazendo para a contemporaneidade.

– Introdução por Flashes – aqui, o candidato deve escolher cerca de três ou quatro palavras que “resumam” a problemática apresentada, e escrevê-las na primeira linha da introdução, para dar ao leitor uma imagem daquela questão. Por exemplo, em um tema sobre violência nas grandes cidades, o candidato poderia começar sua introdução assim: “Tiros. Medo. Morte. É assim que muitos habitantes das grandes cidades….”

– Introdução com Dados Estatísticos – nesse tipo de introdução, o candidato usa dados, muitas vezes da coletânea, para embasar sua introdução e contextualizar o tema. É importante aqui que o candidato tenha certeza do que está mencionando, e não apenas “chute” porcentagens.

– Introdução com Citações Culturais – nesse caso, o candidato usa um verso musical, uma citação conhecida, ou quaisquer outras referências culturais para dar início à discussão do tema. É uma boa maneira de mostrar conhecimentos gerais, mas evite fórmulas desgastadas e clichês como “Viver e não ter a vergonha de ser feliz” e “É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã.”

Agora, é só escolher um tipo preferido e que funcione mais para vocês…e  mãos à obra!

Até a próxima!