• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Qual o seu grau de intimidade com a Sociologia?

Para te ajudar a responder essa questão, assista uma aula sobre O Surgimento da Sociologia.

1) Muitas vezes nós vemos as diversas disciplinas e áreas do conhecimento como estanques, separadas, com barreiras intransponíveis entre uma e outra. Assim, história parece não ter nada a ver com matemática, física ou biologia. É muito comum, inclusive, que enxergando essa separação, nós nos identifiquemos com uma área e digamos que ela é a “nossa”. Daí uns falarem que são de exatas e outros de humanas. De fato, é claro que cada
disciplina tem um objeto próprio, específico, e é óbvio também que as diversas áreas do conhecimento são realmente distintas uma da outra. No entanto, o fato delas serem diferentes entre si não prova que elas não tenham uma relação. A realidade que todas elas procuram conhecer é uma só e é isso que permite uma matéria ter grande influência sobre a outra. Por exemplo, ao tratar do surgimento da sociologia em nosso resumo semanal, nós vimos o quanto o sucesso da física de Newton foi a grande fonte de inspiração para que Auguste Comte fundasse a sociologia. Seu projeto foi criar uma ciência da sociedade que fosse tão precisa quanto a física é ao falar sobre a natureza. Mas, você, o que pensa deste projeto? É possível ter tanta precisão ao falar do comportamento social do ser humano quanto temos ao falar do funcionamento de um simples corpo natural? Será que o comportamento do homem é tão regular quanto o de um átomo? O comportamento de um átomo é mais ou menos o mesmo, seja aqui ou na China, daqui a duzentos anos ou em 3600 a.C. E nosso comportamento social? Será que também é assim? Será que teríamos as mesmas crenças, os mesmos hábitos, as mesmas vestes, se vivêssemos na China, daqui a duzentos anos ou em 3600 a. C.? Será que uma ciência como a sociologia pode ser mesmo tão precisa quanto a física?
Escreva um texto dissertativo com cerca de cinco linhas procurando responder essa última questão. Essa é a sua tarefa da semana.

 

GABARITO

1. O objetivo do exercício é gerar, sobretudo, uma reflexão. Muitas vezes estudamos uma matéria sem ter a menor compreensão do seu significado. Não gostaria que nosso estudo de sociologia fosse assim. Por isso fiz uma questão como essa: com um tema bastante opinativo e um primeiro parágrafo que trata sobre a maneira como em geral lidamos com o conhecimento. Quanto a uma boa resposta, ela pode defender tanto que a sociologia pode ser tão precisa quanto a física, quanto que não pode. O importante é que o estudante saiba argumentar pelo seu ponto de vista. Se defender que não pode, caberá a ele mostrar o quanto o comportamento social do homem é infinitamente mais inexato e variável que o dos corpos físicos. Se defender que ela pode, o aluno deverá mostrar que, a despeito dessa inexatidão e variedade, o comportamento humano segue certas leis gerais bastante regulares – tão regulares quanto as leis da física. De qualquer modo, não deixa de ser interessante que o estudante procure fazer duas respostas, uma defendendo que sim e outra que não. Isso seguramente irá ajudá-lo a argumentar melhor em suas redações.

 

Pedro Ribeiro, monitor de Sociologia e Filosofia

Essa questão foi produzida e respondida pelo monitor Pedro Ribeiro.