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Aula ao Vivo: Tipos de Democracia

A professora mais linda do Descomplica estará te esperando para uma aula incrível sobre Tipos de Democracia! <3 Confira os dias e horário aqui no post e aproveite para baixar o material de apoio 🙂

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Sociologia: Tipos de Democracia
SEXTA-FEIRA 12/06
Turma da Manhã: 10:15 às 11:15, com a professora Larissa Rocha.
SEXTA-FEIRA 19/06
Turma da Noite: 19:45 às 20:45, com a professora Larissa Rocha.

Faça download dos materiais, é só clicar aqui embaixo 😉

Material de Aula ao Vivo
Lista de Exercícios

MATERIAL DE AULA AO VIVO

1. “Passava da meia noite quando o escrutínio terminou. Os votos válidos não chegavam a vinte e cinco por cento, distribuídos pelo partido da direita, treze por cento, pelo partido do meio, nove por cento e pelo partido da esquerda, dois e meio por cento. Pouquíssimos os votos nulos, pouquíssimas as abstenções. Todos os outros, mais de setenta por cento, estavam em branco.”

(SARAMAGO, J. Ensaio sobre a lucidez. São Paulo: Cia. das Letras, 2004, p. 24)

Considerando a citação e as análises sociológicas sobre as democracias modernas, assinale o que for incorreto.
a) O funcionamento das democracias atuais também está relacionado à livre eleição de representantes políticos que possam competir pelos votos da população.
b) Os governos democráticos não permitem espaços de contestação política por parte da população porque representam a vontade da maioria.
c) O exercício da cidadania nos governos democráticos pressupõe a existência de condições políticas e sociais que possibilitem formas de participação civil.
d) O conceito de “cultura política” refere-se ao conjunto de valores e perspectivas que conferem sentido ao processo político e orientam o comportamento de seus atores.

2. Sobre o moderno conceito de cidadania, assinale o que for incorreto.
a) Cidadania é a condição daquele que possui e exerce três ordens de direitos: civis, políticos e sociais.
b) Em termos históricos, os direitos sociais antecederam os direitos políticos na composição da cidadania.
c) As grandes revoluções políticas europeias dos séculos XVII e XVIII marcaram o início da expansão dos direitos políticos para camadas populacionais antes excluídas da condição de cidadãos.
d) Os direitos sociais, parte fundamental da cidadania, dizem respeito ao usufruto da herança material produzida pela coletividade, ou seja, se referem à distribuição da riqueza entre os membros de uma sociedade.
e) A emergência dos Estados de Bem-estar Social no século XX foi importante impulsionador dos direitos sociais, e, portanto, um fenômeno relevante para a consolidação da cidadania moderna.
3.

1

“Ame-o ou deixe-o. Nós amamos”.
Anúncio da petroleira Texaco em comemoração ao Dia da Pátria de 1970, com o lema do governo militar.

Disponível em: http://blogs.estadao. com.br/reclames-do-estadao/2010/09/07/
ame-o-ou-deixe-o/> Acesso em: agosto de 2011.

No início dos anos 70, no Brasil, quando estava havendo uma intensa repressão a movimentos sociais, partidos e grupos políticos, armados ou não, o governo Médici, utilizando-se da campanha vitoriosa do tricampeonato de futebol e de uma política econômica momentaneamente favorável, conseguiu, durante algum tempo, manter a imagem de que o país era uma maravilha, que a maioria da população pensava a mesma coisa (“noventa milhões em ação”), incutindo a ideia de que aqueles que não estivessem contentes deveriam ir embora do país

(“Brasil – ame-o ou deixe-o”). (TOMAZI, Nelson D. Sociologia da Educação.
São Paulo: Cortez, 1997. Adaptado.)

Considerando o texto e seus conhecimentos sobre as relações Estado, sociedade e democracia no Brasil, julgue as afirmativas a seguir:

I. Por meio de uma intensa propaganda ideológica, foi possível, por algum tempo, manter os brasileiros em geral convencidos de que viviam num país excepcional e que grande parte da população vivia bem.
II. Nas escolas, foram introduzidas disciplinas cujos conteúdos procuraram inculcar determinados conteúdos, valores e normas que visavam disciplinar e despolitizar o estudante, impossibilitando-o de ter uma visão crítica da realidade em que vivia.
III. A classe política dirigente nessa época propunha, no discurso e nas ideias, um empenho de toda a sociedade em direção à modernização do país, ao mesmo tempo em que se esforçava para a despolitização e desmobilização da sociedade.
IV. O lema da ditadura militar, “Brasil: ame-o ou deixe-o”, propunha que qualquer um que criticasse o governo militar deveria sair ou ser retirado do país. Esse slogan ajudou a justificar prisões ilegais, torturas e extradições.

Estão corretas as afirmativas
a) I, II e III, apenas.
b) I, III e IV, apenas.
c) II, III e IV, apenas.
d) I, II, III e IV.

4. Qual das alternativas abaixo é a que melhor define democracia?
a) Forma de Estado em que o chefe do Estado tem acesso ao supremo poder por direito hereditário.
b) Forma de governo revolucionário que advém da constituição de Ditadura do Proletariado.
c) Sistema político que proporciona a participação dos cidadãos no processo decisório político, muitas vezes pela eleição de representantes para as instituições governamentais.
d) Sistema partidário que organiza a eleição dos governantes.
e) Sistema político que excluiu a participação do exército e da igreja no processo decisório através da eleição de representantes sociais.

5. A América Latina é um continente com breve tradição democrática. Golpes militares e regimes autoritários foram comuns ao longo do século XX. A partir da década de 1980, aconteceu um processo de redemocratização, restabelecendo o direito de voto e liberdades democráticas, que se mantêm até hoje.
A seguir são apresentados resultados de pesquisas de opinião na América Latina, entre os anos de 2002 e 2011, realizadas pelo instituto Latinobarómetro, as quais indicam a preferência dos cidadãos entre democracia e governos autoritários. A coluna central apresenta os percentuais de preferência pela democracia. A coluna à direita apresenta os percentuais de eventual concordância com governos autoritários e de indiferença.

 

3

Fonte: http://www.latinobarometro.org/latino/LATContenidos.jsp

Assinale a alternativa condizente com os dados apresentados na tabela.
a) O povo está decepcionado com a democracia e perdeu a esperança na política.
b) Os grandes problemas sociais, a corrupção e a violência levam o povo a querer a volta dos militares ao poder.
c) A cada ano que passa, aumenta a preferência pela democracia.
d) Para o povo, tanto faz democracia ou governo autoritário.
e) A opção da maior parte dos cidadãos vem sendo em favor da democracia, mas muitos concordam com o retomo dos militares ao poder ou são indiferentes.

Gabarito

1. B
2. B
3. D
4. C
5. E

 

LISTA DE EXERCÍCIOS

1.

2

A partir da charge acima e de seus conhecimentos sobre a democracia, responda: O nosso sistema político contemporâneo pode, de fato, ser considerado uma democracia? Justifique sua resposta.
2. A questão da corrupção está em evidência e aumenta o desencanto com a política. Considerada como um dos maiores males da democracia, suas consequências são nefastas. Shakespeare, em “Medida por medida”, destacou essa problemática, conforme o fragmento abaixo: Uma coisa é ser tentado e outra coisa é cair em tentação. Não posso negar que não se encontre num júri, examinando a vida de um prisioneiro, um ou dois ladrões, entre os jurados, mais culpados do que o próprio homem que estão julgando. A Justiça só se apodera daquilo que descobre. Que importa as leis que ladrões condenem ladrões?

SHAKESPEARE, W. Comédias e sonetos. São Paulo: Círculo do Livro, 1994.

Assinale a alternativa que expressa o sentido da corrupção política.
a) Uso do poder público para proveito, promoção ou prestígio particular, ou em benefício de um grupo ou classe, constituindo violação da lei ou de padrões de elevada conduta moral.
b) Utilização da violência nua para impor autoridade e auferir benefícios particulares. As vantagens obtidas se apoiam no poder dos dominantes e no uso da arbitrariedade.
c) Fenômeno político baseado na capacidade simbólica de exercer ascendência sobre os outros, utilizando expressivamente a coação.
d) Fenômeno que coloca todos em nível de igualdade – vendedores e compradores – com a finalidade de promover a troca de bens serve de elemento regulador das relações entre os indivíduos.
e) Fenômeno político que induz a um benefício ou direito desfrutado por indivíduos, partilhado pela generalidade das pessoas.

3. Leia:
Capitão Nascimento – Eu fui pra CPI do Fraga pra detonar o sistema. Eu fui lá pra falar a verdade, pra dizer o que eu estava sentindo. Contei tudo que eu sabia, reconheci meus erros e falei por mais de três horas. […] Foi a maior queima de arquivos da história do Rio de Janeiro. E mesmo assim o sistema continuava de pé. O sistema entrega a mão pra salvar o braço. O sistema se reorganiza, articula novos interesses, cria novas lideranças. Enquanto as condições de existência do sistema estiverem aí, ele vai resistir.

PADILHA, José. Tropa de Elite 2. O inimigo agora é outro. [Filme] Produção de Marcos Prado e José Padilha. Zazen Produções, 2010, 118 min. Trecho disponível em: <http://picadinhoderoteiro.wordpress.com…elite-2/>. Acesso em 06 set. 2012.

A frase do Capitão Nascimento, retirada do filme Tropa de Elite 2, sintetiza a articulação entre as diversas esferas sociais que acabam por sustentar um sistema de corrupção. Tendo isso em consideração, analise as proposições abaixo e assinale a mais correta a respeito da corrupção.
a) A corrupção, no fundo, beneficia a todos: polícia, traficantes e população. A solução é prender todos os corruptos.
b) A corrupção é causada pelo “jeitinho brasileiro”.
c) Sabe-se que a ocasião faz o ladrão. Para que se acabe com a corrupção, é necessário fazer com que todas as pessoas tenham acesso aos bens de consumo.
d) A corrupção está relacionada ao sistema capitalista, às suas desigualdades, aos poderes que surgem a partir dele e à apropriação privada do espaço público.
e) A corrupção só existe porque os impostos são extremamente altos. Sendo assim, é o próprio governo o responsável por permitir um sistema de corrupção.
4. A democracia é o principal sistema político contemporâneo. Ela está presente em países de culturas muito diferentes (como Brasil, Japão e África do Sul) e pode assumir diversos modelos e aspectos, dependendo do contexto. Assinale a alternativa incorreta a respeito da democracia:
a) Com relação à forma de participação, a democracia pode ser direta ou representativa.
b) Uma democracia pode existir tanto em um regime parlamentarista quanto em um regime presidencialista.
c) A democracia contemporânea ocorre nos mesmos moldes da democracia clássica grega.
d) Muitas ações arbitrárias podem ser tomadas em nome de “ideais democráticos”.
e) A democracia parte do pressuposto de que o poder emana do povo.

 

Gabarito

1. A presente questão não apresenta uma única resposta correta. Ela depende do enfoque do professor e da argumentação do aluno. Se a democracia for considerada como a participação dos cidadãos no processo de escolha dos governantes, podemos considerar que vivemos em uma democracia, dado que o voto é universal e obrigatório. Entretanto, se considerarmos a democracia a partir da capacidade de influência nas decisões políticas, o sistema em que vivemos pode não ser considerado uma democracia de fato.

2. A

3. D

4. C