• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Geografia: Impactos Ambientais

Olá, gente!

Mais uma semana de estudos se inicia e o sonho de passar no vestibular está cada vez mais próximo!

Esta semana, nosso resuminho de geografia está pautado no tema Impactos Ambientais. Todos, acredito eu, já devem ter ouvido falar a respeito. Os impactos ambientais estão cada vez mais presentes nos debates políticos e econômicos mundiais pois são capazes de abalar, em alguns casos, toda estrutura global.

Então o que é impacto ambiental? Respondendo a isto, afirmamos que os impactos ambientais são as alterações, no meio ambiente, provocadas pelo homem, ou seja; um choque na relação homem – natureza.

E quais são os principais impactos ambientais que surgiram a partir desta concepção e se estruturaram neste novo modo de se organizar?

– Chuvas Ácidas: Ocorrem devido a alta concentração de gases poluentes em nossa atmosfera. Estes gases alteram o Ph, tornando-o mais ácido, atmosférico e, consequentemente, das chuvas.

– Ilhas de Calor: A ilha de calor consiste em uma elevação na temperatura no meio urbano e é completamente antrópico, ou seja; produzido pelo homem.

– Inversão Térmica: Este fenômeno é mais recorrente durante o inverno e atua em escala local. Consiste na diminuição das temperaturas, em áreas onde o solo, principalmente, ganha calor durante o dia e se resfria a noite. A inversão térmica é um processo natural, mas que vem se agravando nos últimos anos devido à ação humana. Este fenômeno é muito comum em áreas urbanas e nestas áreas o ar frio, concentrado nas camadas mais baixas da atmosfera, tem problemas em sua dispersão, e, em conjunto, toneladas de poluentes se concentram, oferecendo riscos, além dos ambientais, a saúde humana.

– Aquecimento Global: Este, com certeza, é o impacto ambiental mais popular e o que mais diverge opiniões de especialistas. Vocês já aprenderam que o efeito estufa é um fenômeno natural e importante para a manutenção da vida na Terra, mas com a alta concentração de poluentes, em especial, o famoso gás carbônico ou dióxido de carbono (CO2), todo o calor que chega na Terra não consegue se dissipar no espaço, como deveria, provocando um aumento nas temperaturas médias ao longo dos anos, gerando um aquecimento além do necessário.

É isso aí galera, estes são os principais Impactos Ambientais contemporâneos. Espero ter dado uma ajudinha aí pra vocês!

Um grande beijo e até breve!

Esse resumo foi produzido pela monitora Renata Carvalho.