• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Resumo: O Tópico Frasal

Olá, meus neeerds favoritos =D

Continuando nosso módulo sobre Desenvolvimento, vamos falar hoje sobre Tópico Frasal.  É possível que muitos de vocês nunca tenham ouvido falar nisso, mas esse é um assunto importante e uma parte da estrutura capaz de tornar seu parágrafo de argumentação ainda mais organizado e interessante.

O tópico frasal nada mais é do que o que chamamos de “período síntese” da ideia que será desenvolvida naquele parágrafo. Ou seja, a primeira linha de cada parágrafo de argumentação deve trazer um período que resuma rapidamente e antecipe para o leitor o conteúdo que será abordado adiante. Não ficou claro? Vamos analisar um parágrafo de desenvolvimento da última redação pronta postada aqui, que trazia como tema: “Desenvolvimento e Preservação Ambiental: como conciliar os interesses em conflito?”.

Em primeiro lugar, é preciso analisar a realidade capitalista em que vivemos. Nela, a maximização dos lucros é o principal objetivo, ainda que isso ocorra às custas da destruição do meio ambiente. Visando o enriquecimento das maiores potências mundiais, Governos fecham os olhos para o problema, culminando em situações como a recusa do então presidente americano George W Bush em assinar o Protocolo de Kyoto, que visava a redução da emissão de gases poluentes na atmosfera. Somente o desenvolvimento inteligente e sustentável pode assegurar que o crescimento econômico das nações se dê sem que seja preciso destruir o espaço em que vivemos.”

Percebam que o período em vermelho dá a entender que o autor falará sobre a questão capitalista naquele parágrafo, e é exatamente isso o que ocorre. Todos os períodos seguintes são ampliações dessa ideia central presente no tópico frasal. Querem mais um exemplo da mesma redação?

Por fim, é possível avaliar a total alienação política e social da juventude contemporânea como uma das causas do problema. Totalmente inertes e desinteressados por assuntos que não sejam divulgados pela mídia de massa como possíveis objetos de consumo, os jovens não percebem a importância que têm nessa problemática. Ao invés de darem o exemplo no âmbito pessoal, e exigirem mudanças no trato governamental, eles simplesmente preferem afirmar que o problema é tão grande, que nada adiantariam ações isoladas. As escolas devem, então, transmitir valores de estima ao meio ambiente, mostrando que ações individuais são, também, vitais para a resolução da questão.”

Mais uma vez, o autor antecipou o que será desenvolvido no parágrafo. Percebam duas coisas:

O tópico frasal deve ser composto por um período apenas. Não se alongue demais.

O tópico frasal demonstra organização de ideias e planejamento textual por parte do candidato, o que é sempre visto com bons olhos.

Entenderam?

No próximo post eu volto com tipos de argumentação pra incrementar a redação de vocês!

Até a próxima!