• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Resumo Enem: Funções da Linguagem

Fala, galera!

Antes de descansar no fim de semana, que tal dar uma estudada em funções da linguagem?

Nessa vídeo aula do Descomplica, a professora de português Aline Bello ensina tudo sobre as funções de linguagem. Vamos lá?

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=WHTBn3Nc6O4&list=PL3FB528F59FFAB38D&index=22&feature=plpp_video[/youtube]

Transcrição:

00:00 Português
As funções da Linguagem – Parte 1
Professora: Aline Bello

0:15 A essa altura você já percebeu que a nossa linguagem é a expressão do pensamento. No entanto, por vezes, nós não percebemos que determinadas frases podem assumir funções, objetivos diferentes em outros contextos. É por esse motivo que nós vamos estudar esse módulo: as funções da linguagem.

0:40 Ela vai te mostrar que quando você se utiliza de determinada frase você tem um determinado objetivo. Essa frase, no entanto, pode ser utilizada em inúmeros contextos e assumir objetivos diferentes.

Por exemplo, se você está saindo do seu prédio e encontra sua amiga, Mariana, aquela do 302, e pergunta para ela: “E ai, Mariana, tudo bem?”. Esse “tudo bem?” significa realmente que você quer saber se está tudo bem? Claro que não. Nós utilizamos essa expressão como uma forma de cumprimento.  Algumas pessoas, às vezes, não entendem muito bem isso, né?! Você pergunta “Tudo bem?” e ela responde “Não, to com uma dor de barriga, uma dor no joelho”, isso é até muito chato!
Nós temos que perceber que o “tudo bem” é, na verdade, uma forma de cumprimento. Simplesmente você utiliza para iniciar o processo comunicativo.

1:42 Imagine agora que você está saindo do seu prédio e você encontra Mariana novamente. Há um buraco no meio da rua, Mariana não vê, tropeça e cai. Você sai correndo para ajudar Mariana e pergunta “Mariana, tudo bem?”. Esse “tudo bem?” já não é mais o cumprimento utilizado anteriormente, você quer saber se a Mariana se machucou naquele momento, como ela está, como está o joelho, se  ela machucou a perna.

2:12 Pense em uma outra situação: Você foi ao médico e quando você entra no consultório e ele pergunta pra você “Oi, tudo bem?”. Esse tudo bem é aquele cumprimento inicial da qual nós falamos. No entanto, quando você se senta ele pergunta “E ai, como vai sua saúde? Tá tudo bem?”. Esse “tudo bem” não é mais o cumprimento inicial, muito menos ele quer saber se você se machucou como havia se machucado Mariana na situação anterior. Ele está querendo saber detalhes sobre a sua saúde. Portanto, nós não temos como negar que a linguagem é utilizada em determinadas situações e você como um emissor de mensagem e como um comunicador excepcional é capaz de utilizá-la perfeitamente.

03:05 As funções da linguagem são centradas nos elementos da comunicação, que são:

1) O emissor da mensagem que é aquele que transmite a informação.
2) Informação essa que, a partir de agora, nós vamos chamar de mensagem.
3) Recptor é aquele que vai receber a informação. O receptor é trabalhado, é visto por algumas bancas como o interlocutor.
4) Código é o conjunto de elementos que você se utiliza para se comunicar. Ele é, na verdade, a língua portuguesa. Por exemplo,quando você se utiliza da língua portuguesa você está trabalhando conjunto de signos, de sinais da língua portuguesa que são necessários para a comunicação.
código pode não ser apenas verbal, ele pode também contar com elementos não verbais. Um sinal de trânsito, por exemplo, utiliza como código as cores – você sabe que o verde é para seguir, o vermelho é para parar e o amarelo para você ter atenção.

4:30 Então, nós poderíamos resumir o código como o elemento, o sinal, ou melhor, oconjunto de sinais responsáveis pelo processo comunicativo, por passar ainformação.

5) Além disso, nós temos também o canal que é o meio físico através do qual informação é passada.

Se eu sou emissora nesse momento, você é o meu receptor e eu estou utilizando comocódigolíngua portuguesa, neste momento nós temos como meio físico, como canalpor exemplo a televisão, o microfone que eu estou utilizando para comunicar com vocês e outros elementos. Alguns teóricos até discutem que o próprio ar, as próprias partículas que compõe o ar também são canais de comunicação. Por quê? Também são trabalhados como meios capazes de transmitir a informação.
Bom fim de semana e até a próxima!