• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Resumo Enem – Cartografia: Fuso Horário

Olá, meus queridos!

Como foi a semana? Muito corrida? Muito estressante? Caaaalma que tem fim de semana chegando aí =)

Hoje vamos assistir à vídeo aula do Descomplica em que o professor de geografia Gonzalo Lopez descomplica o Fuso Horário na cartografia enquanto te prepara para o Enem. Fica ligado!

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=gGbSF7-Gkbc&list=PL72068DA64B8B1380&index=59&feature=plpp_video[/youtube]

Transcrição:

00:00 Geografia
Resumo para o Enem – Cartografia
Professor: Gonzalo Lopez

00:10 Na aula de hoje, falaremos sobre cartografia.

Esse assunto é bastante explorado pelo Enem. Vejamos seus aspectos mais importantes.

00:30 São eles a análise de mapas, a interpretação de uma figura, um gráfico e uma legenda. É sempre cobrada no Enem por exigir do aluno a capacidade de interpretar um fato.

1:00 Dentro desse universo, um ponto importante são as coordenadas geográficas. Sua função é orientar o estudo do espaço. Seus principais elementos são os paralelos e os meridianos, que estabelecem a latitude e a longitude respectivamente.

1:30  O paralelo é a linha horizontal convencionada ao longo do globo, atua facilitando, principalmente, a navegação. Já os meridianos são as linhas verticais, também convencionadas visando a facilitar, sobre tudo, o fuso horário.

2:00 Na verdade, o fuso horário não é estabelecido somente pelos meridianos, mas também pelo movimento terrestre. Esse movimento é dividido em dois processos: a rotação e a translação.

2:30 A rotação é a movimentação da Terra no próprio eixo. Enquanto a translação é o movimento da Terra ao redor do sol. Com isso, ao girar, a Terra possibilita que a iluminação solar atinja diferentes pontos de sua circunferência. Esses pontos vão sendo atingidos aos poucos e ao serem atingidos pelo sol, os meridianos determinam o horário local.

3:00 Dessa forma, nota-se o quão válidos são os meridianos. Assim, o mais importante deles é o Meridiano de Greenwich, pois determina o marco zero dos meridianos.

3:30 A leste do Meridiano de Greenwich, nós temos horas adiantadas. A oeste do meridiano, nós temos horas a menos em relação ao marco zero.

4:00 Em relação aos fusos, o Brasil possui três, apesar de já ter possuído quatro. São eles: duas horas atrasado em relação a Londres, três horas atrasado (horário oficial de Brasília) e quatro horas atrasado. Havia também cinco horas de atraso no Acra, mas em 2008 um projeto de lei acabou com esse atraso.

4:30 Agora, atentando para a união entre meridianos e paralelos, atribuímos outra função a eles: a determinação de posição geográfica no globo.

5:00 Daí, surge o Sistema de Posicionamento Global, o GPS, capaz de captar as coordenadas do indivíduo em relação a latitude e a longitude, determinando sua posição.

E aí? Sugestões, críticas ou comentários? CONTE-NOS TUDO NOS COMENTÁRIOS =D

Até mais, pessoal!

Fonte Canal Descomplica