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Três conclusões eficientes!

Olá, pessoal!

Vamos continuar falando sobre a conclusão da redação. Hoje, vou analisar três finalizações eficientes para o texto da prova do ENEM. Vocês devem reconhecer, são conclusões de redações prontas postadas aqui, de temas antigos do Exame. Não se esqueça dos seguintes itens:

Uso da interdisciplinaridade

– Proposta de soluções para a situação-problema

– Posição otimista

As conclusões aqui apresentadas reúnem essas características.  Observem:

(ENEM 2003: “A violência na sociedade brasileira: como mudar as regras desse jogo?”)

Dessa forma, é possível perceber que, assim como na Física, na qual a Inércia é a propriedade que mantém a matéria sem variação de velocidade, a sociedade brasileira está comodamente inerte em relação à problemática da violência, sem forças para sair da inalterabilidade e modificar a situação. É de suma importância um comprometimento de toda a população para vencer esse jogo, no qual as escolas e os meios de comunicação possuem papel fundamental na propagação de direitos e deveres. Somente com as mais diversas forças, vindas de várias camadas, contribuindo para o fim da inércia, esse perigoso adversário poderá ser derrotado, e a sociedade brasileira será vencedora.

(ENEM 2006: “O Poder de Transformação da Leitura”)

Dessa maneira, para usarmos os conhecimentos de Lavoisier, e fazer com que o já existente e importante hábito da leitura não se perca, mas se transforme em bem permanente, a sociedade precisa de unir como um todo. Pais devem, junto a escolas, incentivar o costume nas crianças. Se livros são considerados caros, há maneiras de se diminuir o custo de produção dos mesmos, como a utilização de papéis reciclados. Além disso, as comunidades de cada bairro e cidade devem se unir para edificarem bibliotecas públicas, por meio de doações de obras, e com computadores para o acesso à leitura também pelos meios mais modernos. O poder do conhecimento não é pontual, limitado, e não se perde. É vitalício.

(ENEM 2004: “Como garantir a liberdade e evitar abusos nos meios de comunicação”)

Dessa maneira, pode-se perceber que, assim como na Biologia, em que o mutualismo é a relação harmônica em que um necessita do outro para sobreviver, é necessária uma mobilização de todas as partes para o combate ao abuso dos meios de comunicação. Isso, é claro, preservando sempre a liberdade de expressão. Além disso, é indiscutível que se faz coerente uma reciclagem em todos os setores da comunicação voltada para as massas, para que se possa alcançar não só a preservação, mas a valorização dos princípios fundamentais da ética. Gutenberg, e toda a humanidade, agradecem.

Perceberam algumas semelhanças entre elas, embora os temas sejam completamente diferentes? Uma dica para um bom arremate no ENEM:

Primeiro período: relacione o tema e a sua tese à área do conhecimento escolhida para o uso da interdisciplinaridade (Biologia, Física, Química…)

Segundo/Terceiro período(s): proponha soluções para a problemática. Lembre-se de ser coerente e realista, fuja de utopias!

– Quarto/Quinto período(s): termine a redação com uma “frase de efeito”, um tom otimista, mostrando que há saída para o problema.

É claro que, se vocês sentirem que os períodos estão muito grandes, pontuem!

No próximo post, falarei sobre alguns critérios de correção do ENEM.

Até lá!