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Aspectos Linguísticos: Os erros mais comuns na redação do ENEM!

Você sabe quais são os erros mais comuns na redação do ENEM?

Só o seu domínio da norma culta da língua portuguesa vale 200 pontos!

redação

A competência 1 do ENEM que diz respeito à norma culta da Língua Portuguesa vale 200 pontos e para isso você deve dominar muito bem esse quesito. Confira, nesse resumo, alguns aspectos gramaticais muito importantes para a prova de redação.

1- Vírgula

Os sinais de pontuação servem, na escrita, para imprimir ritmo à comunicação, auxiliar a compreensão da mensagem. A vírgula é um marcador um marcador de pausa que gera muitas dúvidas quanto a sua utilização. Um dos erros mais comuns em relação à vírgula é:

  • Não se separam por vírgula termos que se relacionam diretamente na frase.

Sendo assim: O filho mais novo do seu Juca recebeu um prêmio muito importante.

2- Crase

A crase não é um acento. Ela é a fusão de dois sons idênticos e representada na escrita por uma vogal ‘a’ com acento grave à. Veja alguns critérios para a utilização do acento indicativo da crase:

  • A palavra seguinte deve ser feminina.
  • Caso exista dúvidas, substitua a palavra feminina após o “a” por uma palavra de gênero masculino. Se antes da palavra masculina, tiver sido utilizado a forma “ao”, significa que houve a junção da preposição a com o artigo masculino o. Nesse caso, a preposição é requerida, então há crase.

Sendo assim:  Vou à Bahia.

Dica: Quando venho, venho da, quando vou, craseio o a; Quando venho, venho de, quando vou, crasear para quê?

Venho da Bahia. Vou à Bahia. / Venho de Brasília. Vou a Brasília.

3- Regência

A regência é a relação de subordinação que se estabelece entre uma palavra (verbo ou nome) e seus complementos. Essa relação pode ser expressa diretamente (sem preposição) ou diretamente (com preposição). Veja alguns problemas mais comuns:

  • Assistir a ou assistir? As duas formas são possíveis:

– assistir a: ver com atenção, presenciar, ser atribuição de alguém, ser auxiliar de alguém.

  1. Assiste a todas as novelas.
  2. Meu bisavô assistiu ao surgimento da República.
  3. Esse direito não assiste ao prefeito.
  4. Ele assiste ao repórter.

– assistir: socorrer, dar assistência.

  1. O médico assistiu ao doente.
  • Chegar a (algum lugar) ou chegar em (algum lugar)? A forma correta é a primeira.
  1. Ela chegara ao topo da carreira.

4 – Concordância

A concordância é a adaptação de um termo a outro por meio de flexões. Sem a concordância, a frase fica inadequada aos padrões cultos da língua. Vejamos:

  • Concordância nominal: Artigos, adjetivos, pronomes adjetivos e numerais adjetivos concordam com os substantivos em gênero e número.
  1. Os meus três jogadores favoritos.
  • Concordância verbal: Deve ser considerado se o sujeito é simples ou composto, bem como a posição do verbo em relação ao sujeito.
  1.  A situação dos barcos será discutida brevemente.
  2. Eu e ela sairemos agora.

 

Exercícios

Agora você está pronto para a redação, resolva estas questões sobre tudo isso que acabamos de falar. Reveja a lista anterior e “desafio aceito”:

 

1. (FUVEST) Indique a forma que não será utilizada para completar a frase seguinte:

“Maria pediu ____ psicóloga que ____ ajudasse ____ resolver o problema que ___ muito ____ afligia.”

a) preposição (a)
b) pronome pessoal feminino (a)
c) contração da preposição a e do artigo feminino a (à)
d) verbo haver indicando tempo (há)
e) artigo feminino (a)

VEJA COMO RESOLVER PASSO A PASSO ESTA QUESTÃO

 

2.

haver ou a ver
Na tirinha de Jim Davis, Garfield, o verbo “ter” foi empregado de maneira coloquial, substituindo assim o verbo “haver”. Analisando o emprego do verbo “ter” na tirinha de Garfield, observe as proposições e assinale aquelas que estão corretas.

I. Na modalidade oral e na modalidade escrita, não é permitida a substituição do verbo “haver” pelo verbo “ter”, quando o sentido expresso for “existir”.

II. Quando o sentido for “existir”, prefira o verbo “haver”, sobretudo na norma culta.

III. “Haver” e “a ver” são termos semelhantes e podem ser empregados nas mesmas situações linguísticas.

IV. Reescrevendo as frases, teríamos, sem prejuízo na significação: “Eu sei onde há doces” ou “Eu sei onde existem doces”.

 

a) II e IV.

b) I, III e IV.

c) I, II e IV.

d) todas as proposições estão corretas.

VEJA COMO RESOLVER PASSO A PASSO ESTA QUESTÃO

 

3. Empregue corretamente os termos “mas” e “mais”.

I. Eles estavam felizes, _____ a chuva atrapalhou a cerimônia de casamento ao ar livre.

II. Eles estavam ______ felizes do que antes, embora a chuva tenha atrapalhado a cerimônia.

III. Eles se encontrariam ______ vezes, ______ Eduardo precisou partir

IV. Nós gostaríamos de voltar aqui ______ vezes, se você permitir

V. Tentei chegar na hora, ______ me atrasei.

 

a) mas – mas – mais – mas – mas – mais

b) mas – mais – mais – mas – mais – mas

c) mais – mais – mas – mais – mas – mas

d) mas – mais – mais – mais – mais – mas

VEJA COMO RESOLVER PASSO A PASSO ESTA QUESTÃO

 

Gabarito

1. E

2. A

3. B