• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Saiba tudo sobre o Eixo Temático de Questões Sociais

Já ouviu falar em eixos temáticos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)? É muito importante entender essa questão, porque envolve os temas que podem cair na prova de redação.

Dessa forma, organizar os estudos por eixo temático é uma ótima ideia. Afinal, você não fica tentando adivinhar o tema da prova. Pelo contrário, você vai ter preparo pra escrever sobre vários assuntos.

Pra te ajudar, preparamos um resumo sobre os eixos temáticos. Por isso, você pode ler e se preparar pra estudar redação com cada um desses temas. Confira!

Quais são os eixos temáticos do Enem?

Imagem de uma mulher escrevendo em um caderno em branco para ilustrar artigo sobre eixos temáticos

Os eixos temáticos do Exame Nacional do Ensino Médio são as estruturas maiores que possibilitam os diferentes temas cobrados na prova. Sendo assim, dentro de cada eixo, existe um grupo de temas que podem aparecer.

Um exemplo foi a prova de 2020, que tinha como eixo temático a saúde. Nesse sentido, o tema foi o estigma quanto às doenças mentais. Portanto, quem mandou bem na produção textual, leu textos, assistiu a filmes e se informou bastante sobre essas questões.

Podemos dizer que os eixos temáticos funcionam como guias. Ao estudá-los, sabemos o que cabe em cada texto e as informações mais relevantes pra uma boa argumentação. Confira 7 importantes eixos temáticos:

  • Questões sociais
  • Meio Ambiente
  • Saúde
  • Direitos e cidadania
  • Arte e cultura
  • Tecnologia e economia
  • Educação e ciência

Por isso, vale se aprofundar em cada um deles e anotar as principais informações. Você também pode anotar ideias que encontra em filmes, músicas e livros pra aumentar seu repertório. 

Assim, você tem mais fontes pra fundamentar a sua tese. Agora que você já sabe quais são os principais eixos temáticos, vamos conhecer um pouco mais cada um deles?

Questões sociais

As questões sociais envolvem temas ligados à política e a grupos sociais. Um exemplo são aqueles que tratam de democracia e justiça. Sendo assim, são assuntos que visam abordar a igualdade e equidade entre os cidadãos.

Outra possibilidade é a abordagem das minorias. Esse termo se refere a um conceito histórico e cultural de “subordinação” socioeconômica, política ou cultural a um grupo majoritário. Uma minoria pode ser étnica, religiosa, linguística, de gênero, idade, etc.

As ações afirmativas também podem aparecer. Elas são medidas especiais e temporárias tomadas pelo estado, pra eliminar desigualdades historicamente acumuladas. Podem ser emergenciais (curto prazo) e estruturais (longo prazo).

Meio ambiente

Neste eixo temático, podem cair temas sobre os impactos ambientais, como o desmatamento e o aquecimento global. Outras possibilidades são os impactos da má gestão do lixo, a economia autossustentável, etc.

Saúde

Existem várias possibilidades pra abordar a saúde no Enem. Algumas delas são as problemáticas mais recentes, como a crise na saúde pública, doenças sexualmente transmissíveis, distúrbios alimentares, sedentarismo, entre outros.

Direitos e cidadania

Ao abordar este eixo, podem surgir vários temas relacionados aos direitos humanos. É comum encontrá-lo relacionado a outros eixos, como a saúde, por exemplo. 

Desse modo, estudo sobre as causas e consequências das desigualdades sociais pra mandar bem na prova.

Arte e cultura

Há várias formas de encontrar o eixo da arte e cultura no Enem. Alguns temas possíveis são a xenofobia, o preconceito linguístico, os hábitos de leitura, etc. Lembrando que podem aparecer junto a questões sociais e de cidadania.

Tecnologia e economia

Aqui você encontra uma série de temas possíveis a serem abordados no Enem. Desse modo, prepare-se pra escrever sobre a democratização da internet, as novas formas de trabalho digital, o impacto das redes sociais, entre outros.

Educação e ciência

Em relação à educação e ciência, também há várias possibilidades de temas. Sendo assim, pode haver recortes sobre a alfabetização, a educação pública, medidas educacionais pra combater a violência, o papel dos professores, entre outros assuntos.

Bora estudar mais?

Agora que você conferiu um resumo sobre os principais temas que podem cair no Enem, vale praticar escrevendo redações. 

No blog Descomplica, há vários modelos pra você produzir e se preparar pra prova. Confira aqui materiais de estudo de Redação!