• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

“Lei Seca pela vida”, redação exemplar do ENEM 2013

Nessa série de Redações Exemplares, publicaremos todas as terças-feiras as melhores redações do ENEM 2013, com o tema “Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil”, produzidos por alunos do Descomplica. Confira!

*

Lei Seca pela vida

Com a frota de veículos em constante aumento e, por vezes guiados por motoristas alcoolizados e inconscientes de seus atos, vivemos um início de século marcado pela violência e mortes no trânsito. Causando grandes especulações acerca de sua eficiência, em 2008 surgiu a Lei Seca, como objetivo principal de reverter esta situação. Com penas rigorosas, tal lei já se refletiu em número positivos e em uma perceptível mudança na consciência dos motoristas.

Usando de medidas educativas e orientações, os motoristas são informados do perigos da combinação álcool e direção. Assim sendo, percebemos, pouco a pouco, os efeitos da Lei Seca em nossa sociedade e no número de acidentes nas rodovias do Brasil. No entanto, tais medidas não foram suficientes para convencer alguns motoristas da responsabilidade que devem ter ao volante. Desta forma, a rígida fiscalização, através do uso de bafômetros e da implantação de blitz como o Balada Segura, e as pesadas punições, como multas e até cadeia, inibe fortemente quem ainda insiste em pôr vidas em risco.

Assim, com acidentes e mortes diminuindo substancialmente, podemos ter certa tranquilidade, já que, consequente a isso, a violência e o perigo nas estradas está sendo gradualmente reduzido. Por conseguinte, se o número de acidentes reduz, os atendimentos por ambulâncias e hospitais segue o mesmo parâmetro, aumentando a disponibilidade de leitos e a rapidez no socorro de outros casos.

Finalmente, podemos perceber em nosso dia a dia o que os números da Lei Seca já dizem: estamos em fase de mudança em nossas estradas e na mente de quem está guiando um veículo. Mesmo assim, políticas de conscientização e orientação não podem parar, bem como as punições devem ser severas e inevitáveis. Quando estamos no trânsito, precisamos respeitar tanto a nossa vida, quanto o direito de viver do outro,  somente assim viveremos a paz no trânsito que tanto buscamos.

 

Mirian Elisa

 

 

Essa redação, nota 980 no ENEM, foi produzida por Mirian Elisa Dallagnol, aluna do Descomplica em 2013.