• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

“Lei Seca: Garantia de segurança no trânsito”, redação exemplar do ENEM 2013

Nessa série de Redações Exemplares, publicaremos todas as terças-feiras as melhores redações do ENEM 2013, com o tema “Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil”, produzidos por alunos do Descomplica. Confira!

*

 

Lei Seca: Garantia de Segurança no Trânsito

Quando foi implementada, em 2008, a lei 11.705 logo foi apelidada de “Lei Seca” devido à rigidez com que estabelecia os limites de álcool no sangue de quem estivesse ao volante. Houve inúmeras divergências quanto à validade de seus padrões; hoje, entretanto, os número nos mostram o quanto o “time contra a lei seca” estava equivocado.

Há 5 anos atrás, parte da população estava preocupada, pensava-se que não seria mais possível comer chocolates ou fazer uso de medicamentos com algum teor alcoolico antes de dirigir. Naquela época, a mídia teve um papel significativo, pois realizou diversos testes mostrando que o álcool presente em outros produtos não ficava na corrente sanguínea por mais de 30 minutos e também divulgou que era previsto em lei a possibilidade de realização de um novo teste após esse tempo.

A Lei Seca foi feita com o intuito de proteger os cidadãos no trânsito e está cumprindo seu papel com louvor. Não obstante, reduz os gastos do Estado com feridos em acidentes nas estradas e cidades brasileiras. Podemos considerá-la uma conquista no que tange à segurança pública pois, apesar do alarde feito por uma parcela da população no momento de sua divulgação, não é conhecido nenhum caso de condenação injusta devido ao uso de medicamentes ou ingestão de alimentos contendo teor alcoolico.

É necessária a participação e conscientização de todos para que possamos cada vez mais melhorar a segurança nas estradas e cidades, mormente diminuindo os índices de acidentes que envolvam pessoas embriagadas. Devemos seguir exemplo de projetos, tais como o Vida Urgente da Fundação Thiago de Moraes Gonzaga, atuante no Rio Grande do Sul, cujos jovens voluntários saem às ruas alertando sobre os perigos do álcool e direção através de conversas bem humoradas.

 

Redação exemplar do ENEM 2013

 

 

Essa redação, nota 980 no ENEM, foi produzida por Rafaela de Andrade, aluna do Descomplica em 2013.