• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

“Consciência Seca”, redação exemplar do ENEM 2013

Nessa série de Redações Exemplares, publicaremos todas as terças-feiras as melhores redações do ENEM 2013, com o tema “Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil”, produzidos por alunos do Descomplica. Confira

*

Consciência Seca

Discussões entre familiares, divórcio e filhos desamparados. Tristeza, ira e morte. Mesmo com a aprovação recente da Lei Seca, o efeito do uso exacerbado e frequente de bebidas etílicas por parte da maioria dos brasileiros ainda é muito maléfico. A lei precisa ser aderida não só pelo Estado, mas também pela população.

Cabe, num primeiro momento, entender qual o papel da mídia nesse contexto. As redes televisivas têm feito com que, de modo geral, a sociedade dê pouca importância ao assunto. Através de propagandas e de produções cênicas, a exemplo de novelas e filmes, o povo acaba considerando o ato como normal e, consequentemente, ocorre a banalização do consumo de álcool. A mídia age como vetor no narcisismo atual.

Faz-se necessário, também, analisar a posição da juventude frente a Lei. O jovem, na sociedade capitalista de hoje, é visto como consumidor ideal, seja pela sua imaturidade, irresponsabilidade ou ainda pela sua comum atração pelas novidades. Isso faz com que as vendas de cervejas e outros tipos de bebidas alcoólicas sejam impulsionadas. Ao conquista seu primeiro emprego e adotar uma vida financeira própria, o jovem tende a descobrir o “novo”, intensificando a demanda do alcoolismo.

O papel do próprio homem também é significativo. Thomas Hobbes, em sua Teoria do Estado de Natureza, afirmou que o homem deseja todas as coisas e pode fazer de tudo para atingi-las. Nesse contexto, é evidente que a ingestão desse tipo de bebidas cria ilusoriamente a sensação de que o indivíduo possui um status superior, fazendo com que nenhuma lei seja “eficaz” contra ele, pois nasce um ar de liberdade. No entanto, Montesquieu, em “O Espírito das leis”, já dizia que à liberdade é o direito de fazer tudo aquilo que as leis permitem” – no nosso caso, a Lei Seca.

Em suma, há de se afirmar que a Lei é válida, mas apesar de alcançar resultados positivos, ainda precisa-se corrigir muita coisa. A mídia deve conscientizar a coletividade dos males do ‘etilismo”, enquanto a escola deve entreter o jovem com projetos esportivos e/ou musicais, evitando que as próximas gerações despertem para o consumo. E por sua vez, o homem do século XXI deve atentar para os prejuízos que o álcool traz e que a prevenção proveniente da recente legislação oferece proteção para si, para sua família e para o corpo social.

 

Luiz Goncalves

 

 

Essa redação, nota 920 no ENEM, foi produzida por Luiz Gonçalves, aluno do Descomplica em 2013.

 

 

 

Para visualizar o gabarito das provas do ENEM e ficar informado sobre o gabarito da prova desse ano, não deixe de acessar a página Gabarito ENEM, do Descomplica!