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Questão Comentada: O uso da coletânea de textos

Leia o resumo Como fazer um bom uso da coletânea de textos? e responda o que se pede.

 

Considerando cada uma das quatro dicas apresentadas no resumo, interprete o tema proposto pelo ENEM de 2013: Os efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil.

 

TEXTO 1

Qual o objetivo da “Lei Seca ao volante”?

De acordo com a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), a utilização de bebidas alcoólicas é responsável por 30% dos acidentes de trânsito. E metade das mortes, segundo o Ministério da Saúde, está relacionada ao uso do álcool por motoristas. Diante deste cenário preocupante, a Lei 11.705/2008 surgiu com uma enorme missão: alertar a sociedade para os perigos do álcool associado à direção.

Para estancar a tendência de crescimento de mortes no trânsito, era necessária uma ação enérgica. E coube ao Governo Federal o primeiro passo, desde a proposta da nova legislação à aquisição de milhares de etilômetros. Mas para que todos ganhem, é indispensável a participação de estados, municípios e sociedade em geral. Porque para atingir o bem comum, o desafio deve ser de todos.

Disponível em: www.dprf.gov.br. Acesso em: 20 jun. 2013.

 

TEXTO 2 e 3

12

 

TEXTO 4

Repulsão magnetica a beber e dirigir

A lei da física que comprova que dois polos opostos se atraem em um campo magnético é um dos conceitos mais populares desse ramo do conhecimento. Tulipas de chope e bolachas de papelão não servem, em condições normais, como objetos de experimento para confirmar essa proposta. A ideia de uma agência de comunicação em Belo Horizonte foi bem simples. Ímãs foram inseridos em bolachas utilizadas para descansar os copos, de forma imperceptível para o consumidor. Em cada lado, há uma opção para o cliente: dirigir ou chamar um táxi depois de beber. Ao mesmo tempo, tulipas de chope também receberam pequenos pedaços de metal mascarados com uma pequena rodela de papel na base do copo. Durante um fim de semana, todas as bebidas servidas passaram a pregar uma peça no cliente. Ao tentar descansar seu copo com a opção dirigir virada para cima, os ímãs apresentavam a mesma polaridade e, portanto, causando repulsão, fazendo com que o descanso fugisse do copo; se estivesse virada mostrando o lado com o desenho de um táxi, ela rapidamente grudava na base do copo. A ideia surgiu da necessidade de passar a mensagem de uma forma leve e no exato momento do consumo.

Disponível em: www.operacaoleisecarj.rj.gov.br. Acesso em: 20 jun. 2013 (adaptado).

RESOLUÇÃO

O primeiro texto apresenta dados de dois órgãos diferentes que atestam a influência do álcool em acidentes e mortes no trânsito. Em razão disso, foi implantada a Lei Seca, que tem, entre seus objetivos, a intenção de alertar a população em geral sobre os malefícios da combinação álcool e direção. E para que haja de fato resultados melhores, espera-se que todos os agentes sociais colaborem – a partir dessa informação, o aluno pode pensar nas suas propostas de intervenção social.

Os dois textos híbridos que são apresentados na seqüência possuem estratégias de comunicação diferente: o cartaz contém um pedido (não deixe a bebida mudar o seu destino) e uma advertência (dirigir alcoolizado é crime e pode dar cadeia). Visando causar um impacto, as imagens do copo de cerveja e do carro são retratadas de maneira desproporcional, evidenciando a dimensão que a bebida pode tomar em relação à direção automotiva. Pretende-se, com isso, uma conscientização. No segundo texto, tendo como referência o Rio de Janeiro, há, à esquerda, a exposição de números que apresentam uma pequena redução atendimentos hospitalares e às vítimas de acidentes. À direita é apresentado um índice que mostra o uso do bafômetro foi aprovado por uma maioria esmagadora e que, na média nacional, teve uma queda no número de vítimas fatais.

Já o último texto relata a contribuição de uma agência de comunicação de Belo Horizonte, que encontrou uma forma criativa de conscientizar e gerar um comportamento que seja favorável aos propósitos da Lei Seca.

É válido ressaltar que, a partir das informações oferecidas, o aluno precisa ser capaz de interpretar os dados e os fatos e intervir, principalmente no que se refere aos resultados, já que estão aquém do desejado.  Além disso, é necessário abordar outros pontos relevantes da legislação em questão, argumentando de maneira convincente os impactos que ela trouxe à sociedade.