• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Mapa Mental: Temas Reflexivos

Você conhece os Temas Reflexivos? Descubra tudo sobre eles com este mapa mental e garanta uma redação perfeita! <3

temas reflexivos

Os temas de caráter reflexivo tem como aspecto principal a reflexão. São temáticas mais subjetivas, ou seja, mais pessoais. Em temas com esse caráter, os assuntos mais abordados são, por exemplo, a felicidade, o amor, o sucesso, o tempo, os relacionamentos, etc.

Diferenças entre temas objetivos e temas reflexivos

Enquanto os temas reflexivos buscam a reflexão, os objetivos discutem assuntos sociais, políticos, culturais e científicos. São questões que são acessíveis diariamente através de jornais, revistas, televisão e internet. Por isso, os temas objetivos são mais fáceis, pois um aluno bem informado consegue escrever sobre essas temáticas pelo conhecimento de mundo adquirido ao longo da vida acadêmica.

QUER SABER MAIS SOBRE TEMAS REFLEXIVOS? CONFIRA ESTE RESUMO COMPLETO!

Descubra tudo sobre os Temas Reflexivos que podem cair na redação do seu vestibular!

Sabemos que o ENEM, em sua redação, costuma cobrar muitos temas voltados para política, sociedade, cultura, etc. Acha que todas as provas são assim? Existem outros vestibulares que abordam os chamados temas reflexivos. Então, para você que achava que não existe vida após o ENEM e não sabe como começar um texto com um tema diferente dos objetivos, encare suas responsabilidades e venha aprender como fazer uma redação reflexiva.

1- Procure o seu alvo

A primeira etapa na hora de escrever sobre uma temática reflexiva é encontrar as palavras-chaves do tema. Depois disso, conceitue-as e as defina, mas não em seu sentido dicionarizado: os temas reflexivos são conhecidos por serem subjetivos. Depois que esse conceito está estabelecido, é hora de ilustrar esse conceito através do seu conhecimento de mundo, exemplificando com tipos ou espécies.

QUER SABER COMO ESCREVER UMA REDAÇÃO PERFEITA SOBRE TEMAS REFLEXIVOS? CLIQUE AQUI!

Agora que você já sabe tudo sobre Temas Reflexivos, confira nosso gabarito ENEM 2015!