• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Mapa Mental: Temas para redação ENEM

Já sabe quais são os temas mais cotados deste ano? Confira este mapa mental e descubra quais são os temas para redação que podem cair no ENEM!

temas para redação temas para redação temas para redação

VOCÊ ESTÁ PREPARADO PARA O ENEM? CONFIRA NOSSO GABARITO ENEM 2015!

Você sabe quais temas podem cair na sua redação ENEM? Confira esta lista e descubra!

1 –  Conceito de família no século XXI

Você sabe o que aconteceu no dia 24 de setembro de 2015? Em uma reunião, a comissão especial que discutia o Estatuto da Família na Câmara dos Deputados aprovou a seguinte definição para a denominação “família”: união entre homem e mulher por meio de casamento ou união estável, ou a comunidade formada por qualquer um dos pais junto com os filhos. Considerando que o Brasil é formado por diferentes tipos de família, onde frequentemente esse modelo homem + mulher (pai e mãe) não se enquadra, o que essa nova definição de família pode representar para a sociedade?

2 – Justiça com as próprias mãos

Já parou para refletir que muitas notícias veiculadas nos jornais ultimamente falam sobre esse assunto? É alarmante o grande número de casos de violência que ocorrem dentro do território nacional. São ações variadas, que vão desde corrupção até guerras em comunidades carentes.

Devido a isso, há um grande pânico fomentado na população, que cobra do Governo melhorias na segurança pública. Tudo isso contribui para uma insatisfação perigosa. O povo, ao se sentir inseguro, acaba tomando medidas que não são de sua alçada, tornando-se justiceiro. Se esse for o tema do ENEM, o que você defenderia? O povo deve e pode sair armado às ruas, ou pode esperar e contar com a ação policial? E o Governo, está investindo o suficiente na proteção da população?

3 – Ativismo nas redes sociais

As redes sociais, além de servirem como distração e lazer, também tem exercido grande papel na divulgação de eventos políticos, atos e manifestos. Prova disso é o grande número de eventos criados para promover passeatas, campanhas sociais e culturais.

Quando falamos sobre esse assunto, precisamos ter em mente que sempre há dois lados de uma mesma situação. Ao mesmo tempo em que essas divulgações rápidas e eficazes ajudam a disseminar boas ações e campanhas, existem aquelas que não são criadas para um bem coletivo. Algumas pessoas elaboram eventos que visam prejudicar e/ou causar atos violentos. Fique ligado e leia bastante sobre esse tema, para não fazer feio na hora de argumentar!

CONFIRA MAIS TEMAS PARA REDAÇÃO NESTA LISTA QUE VAI GARANTIR SUA NOTA 1000!