• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Mapa Mental: Política e Cidadania

Este mapa mental vai tirar todas as suas dúvidas em Política e Cidadania e garantir seu 1000 na redação do ENEM! 😛

mapamental-redacao-politica-cidadania-1

Você sabe o que é Política? Segundo São Tomás de Aquino, a política é a arte de governar os homens e administrar as coisas, visando o bem comum de acordo com as normas da reta razão; sendo assim, ela é essencial para que haja um entendimento coletivo. De maneira mais explicada, a Política é uma forma de organização social e de fixação de regras destinadas a todos, independentemente de status, cargo, formação ou origem — o que promove, também, respeito aos direitos humanos.

E o que é Cidadania? No dicionário, Cidadania tem como definição: “Qualidade ou condição de cidadão; condição de pessoa, que como membro de um Estado, se acha no gozo de direitos que lhe permitem participar da vida política”.

Sendo assim, Política e Cidadania estão diretamente ligadas, tão conectadas que, para Mario Sergio Cortella, Política é Cidadania: ao buscarmos a etimologia dessas palavras, encontramos a noção de política apoiada num vocábulo grego “polis” (cidade) e cidadania em um vocábulo latino correspondente “civitatem”.

Então, espera aí. Não podemos separar os dois? Sim, exatamente isso. Um é de extrema importância para o outro e caminham lado a lado. Onde há gente, há política.

No Brasil, a forma de governo é a Democracia Representativa, que significa que o Povo elege seus Governantes através do voto naquele candidato que representa seus valores, ideais, vontades e quereres. Entretanto, há uma falha nessa representatividade, pois é impossível que ela aconteça de forma plena: sempre vai existir um distanciamento entre o político e o eleitor. Por isso, é possível observar na história do Brasil — e da humanidade — diversas manifestações de insatisfações do Povo para com seus Representantes.

QUER SABER MAIS SOBRE POLÍTICA E CIDADANIA? CONFIRA NOSSA LISTA E FIQUE POR DENTRO DE TUDO QUE PODE CAIR NA REDAÇÃO DO ENEM!