• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Mapa Mental: Introdução

Quer saber como fazer uma introdução perfeita para sua redação? Dê uma olhada neste mapa mental e se prepare para tirar nota 1000!

Mapa Mental: Introdução

De acordo com os seus radicais, ‘intro’ significa dentro e ‘dução’ significa levar ou conduzir. Dessa forma, podemos perceber que esta é a parte mais importante da redação pois ela é responsável por levar ou conduzir para dentro. Mas levar quem e para dentro de onde? Levar o leitor (corretor do ENEM), para dentro do seu texto.

A introdução deve ter em torno de 5 a 7 linhas que serão desenvolvidas em duas partes fundamentais: fatos (parte objetiva da redação) e opiniões, ideias e juízos de valores (parte subjetiva da redação). A primeira parte é dividida pelo que o autor do texto vê, ou seja, a realidade presente no mundo e a segunda parte é o que o autor pensa do mundo.

Passando aos nomes técnicos, a primeira parte da introdução é a contextualização da proposta de tema, ou seja, nessa parte, o aluno deve colocar o tema dentro de um contexto e a segunda parte da introdução é a apresentação da tese.

Logo: Introdução = Contextualização + Tese.

QUER SABER MAIS SOBRE COMO FAZER UMA INTRODUÇÃO PERFEITA? DÊ UMA OLHADA NESTE RESUMO E SE PREPARE PARA O VESTIBULAR!