• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Saiba como estudar redação em 8 passos sem deslogar do Facebook. E do Twitter. E do Instagram. E do Tumblr.

1.   Seja um stalker!

“Stalkear” significa espionar! Seja um stalker, investigue as redes sociais alheias e procure identificar erros gramaticais, semânticos e sintáticos! É um exercício muito divertido que pode render boas risadas enquanto testa seus conhecimentos.

Assista uma aula sobre Sintaxe – Semântica.

Stalkear pode ser muuuito divertido!

 

2.   Postagens polêmicas

Todos nós temos aquele amigo que ama lançar uma polêmica no Facebook! Seja sobre religião, política ou time de futebol, entre na brincadeira! Aproveite para treinar a sua capacidade argumentativa! Defenda seu ponto de vista buscando bons argumentos.

Assista uma aula sobre Dissertação Argumentativa.

Prepare-se muito antes de entrar em uma discussão no facebook.

 

3.   Treinando títulos

O título é a expressão mais completa do seu texto e deve ser instigante. Que tal treinar, trocando os títulos dos seus álbuns de fotos? Pense em algo criativo e que indique o que seu amigo verá ao clicar no álbum! É um bom treino para arrasar no título da sua redação!

Assista uma aula sobre Títulos e Temas de Redações.

Se seu título agradar a TODOS, melhor ainda: você está definitivamente no caminho certo!

 

4.   Use o twitter

O twitter é um microblog, no qual as postagens só podem conter, no máximo, 140 caracteres, e isso é ótimo para testar o seu poder de síntese! Então, vamos twittar!

Assista uma aula sobre Tipos de Síntese para “não ficar em cima do muro”.

Poder de síntese, para arrasar na redação, é essencial! E a gente quer você brilhando… sem surpresas ou escorregões na hora do texto, né?

 

5.   Sem abreviações

O ditado diz “Costume de casa vai à praça”! Para não dar mancada nas redações, se desafie a escrever sem abreviar palavras! Esqueça o “vc”, “tb” e o “pq” nas suas postagens! Topa o desafio?!

Assista uma aula sobre Acordo Ortográfico e Métodos de Raciocínio.

Imagina só: você está produzindo uma redação maravilhosa no vestibular, mas por força do hábito escreve um singelo “pq”: é pedir pra cair de uma altura dessas, né?

 

6.   Informatividade

Redes sociais são cheias de curiosidades e informações em geral. Aproveite para ampliar o seu conhecimento de mundo! Verifique o que as pessoas pensam e postam a respeito dos diversos acontecimentos, verifique os prós e contras, as causas e as consequências, lembrando sempre de verificar a veracidade e a fonte das informações.

Assista uma aula sobre Atualidades: Ucrânia.

Estar informado para o ENEM é fundamental! Procure estar pro dentro de notícias atuais, afinal, elas não aparecerão voando na sua frente.

 

7.   Crie grupos

Você sabia que muitos vestibulandos criam grupos para estudar on line?! Crie um grupo de Redação e convide seus amigos! É uma ótima oportunidade para tirar dúvidas, trocar listas de exercícios, compartilhar conteúdos. Além de aprender muito, você também pode ajudar os seus amigos!

Acesse o site do Descomplica para assistir aulas e tirar suas dúvidas via chat, ao vivo!

Tudo se torna melhor quando estamos acompanhados dos amigos!

 

8.   Descomplique

Essa dica é a melhor! Curta a fanpage do Descomplica no Facebook e nos siga no Twitter! Quiz, dicas, informações e novidades são postadas diariamente! Arrase não só em Redação, mas em todas as matérias com os conteúdos do Descomplica! 😉

O Hansen, nosso professor de Geografia, está mais do que conectado nas redes sociais do Descomplica! E você, vai ficar de fora?