• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Redação nota 1000: 5 coisas que você precisa saber para não ficar para trás no ENEM

Acabe com todas as suas dúvidas e garanta sua redação nota 1000!

redação nota 1000

Como você sabe, temos menos de três meses até a prova do Exame Nacional do Ensino Médio. É hora, então, de começarmos a fazer a listinha de desejos para o vestibular mais importante do ano. Não, não é uma lista de presentes. Na verdade, é um levantamento de tudo o que você deveria saber neste momento, mas ainda não sabe. São suas dívidas: são conteúdos essenciais para que você produza uma redação nota 1000. Poupamos o seu trabalho e fizemos essa lista pra você. Vamos lá?

 

1) O planejamento de texto

Já cansamos de reforçar a importância do planejamento textual na produção da sua redação, não é mesmo? De fato, planejar, pensar e desenhar o texto antes de produzi-lo é uma tarefa fundamental. Conhecer cada um dos termos apresentados na frase-tema, entender os textos motivadores e roteirizar suas ideias listadas são ações que, neste momento, precisam ser automáticas. É essencial planejar para ter uma redação nota 1000. Você sabia que o corretor percebe quando o aluno não planeja o texto? 😉 Uma redação que não foi planejada não tem uma linha de raciocínio bem construída, argumentos bem amarrados e peca (bastante!) em várias competências. Se você não sabe como planejar o seu texto, definitivamente, temos um problema. Mas não se preocupe: nós estamos aqui. Aqui estão links onde você pode encontrar tudo sobre essa parte tão importante da produção textual:

redação nota 1000

Se você planejar bem o seu texto, temos certeza de que seu plano será bem mais infalível do que os do Cebolinha! 😛

2) A estrutura do texto dissertativo-argumentativo

É sério: se você, em agosto, ainda não conhece a estrutura do texto mais cobrado nos vestibulares (e o único cobrado no ENEM), temos um grande problema. Aqui, no Descomplica, tivemos aulas específicas para cada tipo de parágrafo (introdução, desenvolvimento e conclusão) e suas funções. Conhecer o que cada um tem a dizer é essencial para que você escreva, de fato, aquilo que o corretor precisa ler e admirar no seu texto. Por favor, se você acha que estamos falando grego, veja esses vídeos:

redação nota 1000

Já dizia Chico Buarque: “Tijolo com tijolo, num desenho lógico, você alcançará o mil no ENEM!”

3) As competências cobradas na prova do ENEM

Como falamos anteriormente, no ENEM, é importante que você escreva, de fato, o que o corretor precisa ler. Para conseguir uma redação nota 1000, conhecer cada uma das competências cobradas na prova é essencial. Ao todo, são cinco: Modalidade escrita culta da língua, Tema e tipo de texto, Coerência, Coesão e Propostas de intervenção. Entender o vestibular que você irá enfrentar é fundamental para a produção de um bom texto. O Exame Nacional do Ensino Médio faz exigências que ninguém faz e é importante que você as conheça. Adivinha? Temos aulas sobre isso!

redação nota 1000

Se você conhecer melhor seus inimigos, não precisará correr deles.

4) As propostas de intervenção

Já citamos as famosas propostas nos pontos 2 e 3, quando falamos de conclusão e das competências da prova. Porém, é essencial que tenhamos um ponto só pra elas nessa nossa listinha, uma vez que as intervenções só são obrigatórias no vestibular do ENEM. Já no início do tema, a prova pede que o aluno produza propostas (que respeitem os direitos humanos!) para o problema apresentado, ou seja, se você não sabe produzir, já começou errado. O ENEM separa uma competência inteira, de 200 pontos, para a análise dessas propostas de intervenção, ou seja, é sua obrigação conhecê-las e saber produzir bem essas intervenções. Se você não sabe o que é uma proposta de intervenção ou como construir uma, volte 2 casas e releia os pontos e 3!

redação nota 1000

Propostas detalhadas, ok? Nada de “nós não vamos colocar uma meta. Nós vamos deixar uma meta aberta. Quando a gente atingir a meta, nós dobramos a meta”!

5) Os eixos temáticos

Você acha mesmo que a gente ia deixar os eixos de lado? Não mesmo! O Eixo Temático é uma aula criada especialmente com o objetivo de dar conteúdo para a redação de vocês, levando em consideração as temáticas cobradas pelos vestibulares. A ideia, aqui, é dar informações, argumentos de autoridade, dados importantes para a fundamentação e a contextualização do texto do vestibular. Se você não sabe o que é um ET, está perdendo muita informação legal e importante! Vamos listar alguns dos eixos que temos aqui, no Descomplica:

redação nota 1000

Não tem como entender tudo sem conhecer tudo, não é mesmo? Veja os eixos e conheça tudo sobre tudo!

E aí, gostou? Essas são algumas das coisas mais importantes de todo o vestibular do ENEM. Se você já conhece todos esses cinco pontos, está num ótimo caminho. Ainda temos muitas outras coisas importantes, mas esse é um bom começo. Se você quer conhecer mais dessa matéria tão linda e garantir sua redação nota 1000 no ENEM, temos uma página inteira para a nossa redação, com aulas ao vivo, aulas gravadas e exercícios, aqui. Temos, também, correções de redação aqui e monitorias aqui. Se você ainda não está satisfeito, fique de olho nas novidades do Descomplica para a redação do vestibular! Vem muita coisa boa por aí! 😉

Vamos treinar? Bom texto e bom 1000!