• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Redação ENEM: 5 dicas sobre Aspectos Linguísticos para você deixar de ser trouxa

Errar na redação ENEM? Nunca mais!

redação enem

Os aspectos linguísticos são muito importantes para a sua redação, pois, se uma palavra é escrita de forma inadequada, ela possui um sentido diferente do que você quis dizer e pode não trazer o resultado esperado, não é mesmo? Então, não faça papel de trouxa errando essas diferenças. Obtenha com méritos sua carta para Hogwarts, ou melhor, o 1000 na redação ENEM.

1- A e há

O que vai definir a sua entrada em Hogwarts é a sua percepção da diferença entre o “a” e o “há”. Claro, porque o “há” vem do verbo haver, que é utilizado somente no sentido de indicar tempo decorrido ou  de “existir”. Já o “a” se refere a alguma coisa que ainda vai acontecer.

redação enem

Esqueça aquele tempo que você não sabia essa diferença e foque no futuro.

 2- Cerca e acerca

Opa, opa, opa! Você lembra que o Rony já pronunciou um feitiço parecido e não deu o resultado esperado? Então, percebemos que existe, sim, uma diferença entre essas duas palavras, e não é apenas uma letra somente. “Acerca” é sinônimo de “a respeito de” ou “sobre”, enquanto “a cerca de” ou “cerca de” significa “aproximadamente”, “mais ou menos”.

redação enem

A dúvida que eu tinha era acerca desse tema, mas a cerca de algumas palavras atrás ela foi resolvida.

3- Onde e aonde

A movimentação em Hogwarts requer muita atenção, ainda mais quando tem sempre alguém olhando seus passos no Mapa do Maroto. Então, você também é maroto e vai entender a diferença: “onde” indica um lugar em que algo ou alguém está, designando estado de permanência, equivalente a “em que lugar”; “aonde” indica movimento, aproximação e sua expressão equivalente é “a que lugar”.

redação enem

Ninguém se esconde do Mapa do Maroto.

4- A fim e afim

Seu objetivo é entrar para Hogwarts, ou melhor, para uma universidade. Por isso, você nunca mais vai esquecer como utilizar a palavra “a fim”, que indica finalidade e significa “para”, “com o propósito”, “com o intuito”. “Afim” é um adjetivo que significa “igual”, “semelhante” ou “parecido”.

redação enem

Estudando assim, ano que vem quem estará em Hogwarts é você!