• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

5 ensinamentos de Percy Jackson sobre Política e Cidadania

Descubra o que o Acampamento Meio-Sangue tem a ensinar sobre Política e Cidadania!

cidadania

A palavra política se origina do grego e significa “de, para ou relacionado a grupos que integram a Pólis”, ou seja, denomina-se a arte ou ciência de organização, direção e administração de nações ou Estados. Para quem não se lembra, a Pólis era o modelo das antigas cidades gregas, e não tem ninguém melhor que Percy Jackson para nos explicar um pouco sobre o Eixo Temático de Política e Cidadania através de suas raízes gregas.

1- Democracia

Aqui, no Brasil, nossa democracia é representativa, ou seja, o povo elege um político para ser o seu representante. Porém, nenhuma representação é perfeita, já que existe sempre um distanciamento entre o político e o povo. Embora os semi-deuses não tenham escolhido o Dionísio como representante do acampamento, a democracia deles também é representativa, já que ele é a voz dos campistas para Zeus.

cidadania

O Dionísio não se importa se ele é um bom representante, já que ele só está lá porque foi banido do Olimpo!

2- Corrupção

Não é só por aqui que nós vemos a corrupção e o estereótipo do “político ladrão”, que traz descrenças pra sociedade. Todo mundo sabe que, depois que Luke se juntou a Cronos, os semi-deuses ficaram desmotivados com tantas batalhas e mortes na guerra pela tentativa de dominação do Olimpo; por aqui, a nossa descrença se dá devido ao mau uso do dinheiro público, nepotismo, tráfico de influências, abuso de autoridade, de poder, etc.

cidadania

E quem imaginaria que o Luke era o corrupto da história?

3- Moral

Moral é o conjunto de normas, valores e princípios que norteiam um grupo social. É o que representa a coletividade. Por exemplo, no Acampamento Meio-Sangue, eles sempre pensam no coletivo ao defender o acampamento, o Olimpo, uns aos outros, não é?

tumblr_static_forever-for-you-logan-lerman-lotus-flower-percy-jackson-sexy-boy-favim.com-234269_large

4- Ética

Já a ética é o modo como o indivíduo se posiciona em relação à moral, ou seja, a conduta do indivíduo. A conduta de Luke, como meio-sangue e filho do deus Hermes, ao roubar o raio de Zeus e se tornar aliado de Cronos, foi contra a moral do acampamento.

cidadania

Estamos de olho em você, Luke…

5- Voto Facultativo

Cada um tem uma missão aos 16 anos. O Percy tinha uma profecia que ditava que ele podia ser herói ou o destruidor do Olimpo, e nós, brasileiros, temos o poder do voto facultativo. Acredita-se que, se o jovem quer votar antes da obrigatoriedade eleitoral, o seu voto será mais consciente e democrático.

cidadania

Não é todo mundo que fica feliz quando ouve sua profecia.