• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

O papel da mulher na sociedade: 5 personagens femininas para você citar na sua redação

O tema da redação é sobre o papel da mulher na sociedade e você não sabe como contextualizar? Historicamente, a mulher simboliza a perdição, a sedução e tentação, o que observamos em diversas obras literárias, cinematográficas e mitologias. Mas será apenas isso? Abaixo, listamos 5 mulheres que ajudam a formar esse panorama de representação feminina.

1. Capitu

Capitu, personagem de Dom Casmurro, de Machado de Assis, é considerada figura subversiva da literatura brasileira por fugir dos padrões considerados adequados para as mulheres da época. Bentinho, que viria a ser seu marido, sempre a descrevia como uma moça esperta, que mais fingia obedecer e no final fazia o que queria. Há um trecho no livro em que Bento a descreve como  “Capitu era Capitu, isto é, uma criatura mui particular, mais mulher do que eu era homem.”.

2. Mulher Maravilha

Primeira heroína da DC Comics, a princesa Diana pode ser vista como um símbolo de mulher forte e independente, que surgiu para contestar o estereótipo feminino, inspirando as meninas a serem suas próprias heroínas. Por ser uma Amazona, podemos ler sua figura como representação de mulher guerreira, batalhadora, dotada de força e sabedoria.

3. Aurélia

A protagonista do romance Senhora – de José de Alencar – apesar de, ao final do livro, voltar a ser uma personagem romântica, em seu casamento, professa um discurso de extrema força e rompimento com as estruturas patriarcais e  de extrema relevância. Dizendo que, agora rica, comprava um marido porque uma mulher precisava de um bom homem ao seu lado para ser bem vista em sociedade. Fica evidente, portanto que há uma crítica ao casamento, que por muitas vezes não passava de um arranjo comercial, onde as moças dependiam de maridos para serem aceitas na sociedade.

4. Pandora

Pandora é a primeira mulher criada por Zeus como punição aos homens, que receberam do titã Prometeu o segredo do fogo, roubado dos Deuses. A caixa de pandora foi a responsável por libertar os males que afligiriam a humanidade dali em diante, colocando fim na era de ouro da humanidade.

5. Dandara

Não há muita informação sobre ela, mas sabe-se que ela foi casada com Zumbi dos Palmares e guerreira na luta contra a escravidão no Brasil. É símbolo do feminismo, da luta pela libertação dos escravos, pois ousou destoar dos padrões em vigor na época, batalhando por seus ideais, ao liderar homens e outras mulheres em lutas armadas.