• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Os jovens não são levados a sério? Descubra 4 fatores que definem a juventude!

Quem são os jovens de hoje?

jovens

Atualmente, muito se discute sobre os jovens e é claro que não poderia faltar uma boa discussão sobre a Juventude no nosso Eixo Temático. Se você ainda não sabe o que é um Eixo Temático, são conteúdos para te ajudar a construir o seu conhecimento de mundo para o ENEM com base nas linhas temáticas da prova.

1- Determinismo

O jovem reflete o meio em que vive através do determinismo, que é a conduta humana definida por três fatores. Dentre eles, o meio, o momento (tempo) e a raça (hereditariedade). E, como alguns jovens buscam uma aceitação do seu grupo, normalmente vão seguir a “ordem” definida pelo meio, pelo tempo ou pela sua hereditariedade.

jovens

2- Hedonismo

O hedonismo é o culto ao prazer, uma prática muito comum entre os jovens de hoje em dia que buscam um prazer físico, passageiro e inconsequente, como, por exemplo, o uso de drogas e de álcool, o sexo sem proteção, entre outros. Quem nunca ajudou a cuidar de um amigo bêbado e não confirma esse tópico que atire a primeira pedra…

jovens

3- Novas tecnologias

O impacto das novas tecnologias na vida de jovens, através dos celulares, computadores, entre outros, tem causado consequências positivas, como o conforto e a praticidade, além de darem voz ao jovem para se expressar. Mas também pode haver uma série de impactos negativos, como a dificuldade de concentração, já que o jovem faz diversas atividades ao mesmo tempo, e seu isolamento. E aí, depois, quando conhecem uma “arcaica” bola de futebol, não sabem nem o que fazer…

jovens

4- Independência x Dependência

Atualmente, os jovens enfrentam o paradoxo de quererem autonomia, mas ainda morarem com seus pais. Essa junção de problemas se dá devido a uma grande pressão econômica, o aumento do tempo de estudo, o casamento postergado, entre outros fatores. E quando, enfim, eles decidem sair da casa dos pais, não sabem nem fritar um ovo. Que desastre!

jovens

SACOU TUDO SOBRE JUVENTUDE? AGORA CONFIRA NOSSO GABARITO ENEM 2016!