• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Use a Força para não cair no lado negro da interpretação

Você não precisa ser um Jedi para sentir a Força! Só cuidado para não cair no lado negro da interpretação de texto!

Use a Força para não cair no lado negro da interpretação

Com o ENEM ainda muito, muito distante, você deve começar a aprender sobre como fazer uma boa redação pela etapa mais importante: a leitura. A partir da leitura, você vai adquirir o conhecimento de mundo que vai ser fundamental para o 1000 lá no final. Vem com a gente aprender a interpretação de texto!

QUER APRENDER COMO FAZER UMA BOA REDAÇÃO PARA O ENEM? NÓS TEMOS A RESPOSTA PARA VOCÊ!

 

1- O equilíbrio da Força

Para que você tenha um bom desempenho escrevendo uma redação, a força da interpretação de texto e a do conhecimento de mundo devem estar equilibradas para poder reciclar as ideias apresentadas na coletânea de textos com as informações que você adquiriu ao longo da sua vida escolar. Tudo isso só é possível se for realizada uma boa leitura dos textos.

Use a Força para não cair no lado negro da interpretação

Mostre a força da sua interpretação!

2- Identifique o vilão

A interpretação dos sentidos é a grande vilã da nossa história. O sentido pode ser literal (denotativo), que é o significado básico das palavras, expressões e enunciados da língua, ou figurado (conotativo), que é aquele em que as palavras, expressões ou enunciados adquirem situações particulares de uso, quando o contexto exige que o leitor perceba que o sentido literal foi modificado e as expressões ganham um novo significado.

Use a Força para não cair no lado negro da interpretação

Às vezes ele só tem aparência de mal

 

3- Escolha seu lado na guerra

A identificação do contexto através do conhecimento de mundo é o ponto decisivo para você escolher o seu lado na guerra da Redação. Todo texto possui um contexto que é analisado pelo leitor com a finalidade de atribuir sentidos. Os gêneros publicitários, por exemplo, utilizam dessa competência dos leitores para persuadir o público a quem se dirige. Por isso, o conhecimento de mundo facilita a identificação de uma informação e quando isso ocorre, a interpretação é imediata.

Use a Força para não cair no lado negro da interpretação

SAI QUE O 1000 É MEU!