• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Democracia: 3 atos de cidadania no exercício da política no Brasil

O que é uma Democracia Representativa?

DEMOCRACIA

Embora a Democracia seja o governo do povo, pelo povo e para o povo, na maior parte do tempo, ela não é exercida diretamente pelo povo. É o que chamamos de Democracia Representativa. Mas o que é uma Democracia Representativa e qual o grande problema dessa representatividade?

Devido ao grande número de pessoas, não é mais possível que se escute as vontades e quereres específicos de cada indivíduo; por isso, a população passa a escolher seus representantes através do voto. Entretanto, independentemente de os representantes serem honestos ou desonestos, a Democracia Representativa apresenta um problema: nenhuma representação é perfeita. Existe um distanciamento entre o político e o eleitor, o que gera insatisfação, que pode ser manifestada pelo povo das seguintes maneiras:

1. O voto

O voto é a ferramenta do povo para escolher e eleger seus representantes políticos. Normalmente, ele é direcionado para aquele candidato ligado a  causas defendidas pelo eleitor. Exemplo disso é que os Índios podem escolher um deputado ligado à causa indígena. Os dois Deputados Federais mais votados no Rio de Janeiro foram Jair Bolsonaro – que representa e defende ideais mais tradicionais – e Jean Wyllys – que representa e defende os ideais LGBTS.

DEMOCRACIA

2. As Manifestações

O Gigante acordou? Em 2013, diversas manifestações aconteceram em solo nacional, tendo como foco inicial a redução das tarifas dos transportes coletivos. Aliadas às redes sociais, tais manifestos se tornaram mais frequentes, maiores e mais organizados, passando a abordar outras questões, como educação, saúde, direito dos professores. A violência policial contra os atos também contribuiu para que mais manifestantes se unissem e pregassem a paz durante as reivindicações populares.

DEMOCRACIA

3. O Impeachment

Acusado de corrupção e esquemas ilegais em seu governo, o presidente Fernando Collor de Melo foi afastado de seu cargo, num processo conhecido como Impeachment. O Impeachment consiste em um procedimento instaurado com base em denúncias de crime de responsabilidade contra a alta autoridade do poder executivo, ou do poder judiciário, cuja sentença é da alçada do poder legislativo. Os estudantes que foram às ruas exigir a saída do presidente eleito ficaram conhecidos como “Caras Pintadas” devido a sua forma de protestar, com seus rostos pintados com as cores da bandeira do Brasil.

 

DEMOCRACIA