• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Dê uma olhada nos últimos 4 ajustes para a sua redação que podem te levar ao 1000!

O grande dia está [cada vez mais] próximo. Você, aluno do Descomplica, tem se preparado da melhor forma possível, tanto no conhecimento do conteúdo quanto na preparação psicológica. Mas você sabia que há errinhos que podem, de certa forma, diminuir enormemente as suas chances de entrar na faculdade? Por isso, preparamos uma listinha com alguns escorregões que sempre encontramos em diversas redações e com grandes trunfos que podem garantir uma nota alta. Pode acreditar: a visão dos corretores é tendenciosa: se eles encontrarem algo interessante, seu texto será corrigido com outros olhos. Porém, se errinhos tiverem destaque no texto, a nota cai junto com a admiração do leitor pela sua redação. Dá uma olhada nas dicas, vai!

 

1. O famoso título.

Que ele não é obrigatório, sem nenhuma dúvida, você já tá cansado de saber. Mas você já deve ter ouvido muito por aqui – nós fazemos muita questão de falar disso – da importância de um bom título: além de trazer certa originalidade ao seu texto, pode conseguir alguns créditos com o corretor. Pense comigo: imagine que sua mãe te pede para, ao sair, chegar às 22:00. Você, exemplo de filho, chega às 21:30. Você obedeceu ao que foi apresentado como regra e ainda foi além do que sua mãe esperava. Impossível não ganhar certo crédito com ela. O mesmo acontece com o título: você seguiu as regras do texto e ainda fez algo que não é obrigatório (e fez bem!). O crédito com o corretor vai contar bastante na hora que você escorregar naquela vírgula! 😉 Ah! E não dá pra pular linha depois do título, né? Só avisando! 😛

4 ajustes na sua redação do ENEM que vão te trazer o 1000

Sim, cara!

 

 

 

2. Cuide do seu texto!

Não é mentira: o corretor do ENEM gosta sim de ver um texto bem organizado, com letra legível, com rasuras bem discretas e dentro das margens da folha. Há quem diga, inclusive, que a banca gosta muito de parágrafos com dimensões parecidas. De fato, a estética do seu texto atrai a atenção do leitor. Um bom planejamento tem reflexos no visual do seu texto. Se você dividiu bem seus argumentos, entendeu a proposta temática e escreveu seguro do que estava fazendo, o corretor saberá perceber. Pense novamente comigo: a redação do ENEM é escaneada. Já pensou como ficaria a digitalização daquele texto em que o aluno pintou brutalmente o trecho errado, ultrapassou as margens da folha e fez parágrafos completamente desproporcionais (um com 10 linhas e outro com três, por exemplo)? Sem dúvidas, o corretor já terá uma boa ideia da nota daquela redação antes mesmo de começar a lê-la. Cuidado!

4 ajustes na sua redação do ENEM que vão te trazer o 1000

Eu farei o meu melhor!

 

 

3. Abuse dos famosos argumentos de autoridade

Não preciso nem falar da importância de utilizar falas de especialistas no tema do seu texto na fundamentação das ideias, né? Acredite: com o acesso que nós temos hoje à internet, fica muito mais fácil encontrar algumas falas bem interessantes pra prova do ENEM. Pesquise! Dê uma olhada nos sociólogos famosos (e nós temos um texto sobre isso aqui no blog!), nas obras mais importantes, nos pensamentos mais reproduzidos. Se você quer que a sua argumentação se torne realmente consistente, use e abuse dos argumentos de autoridade. Sem dúvidas, utilizá-los na prova (de maneira coerente, é claro) é um passo enorme no caminho até a nota 1000!

4 ajustes na sua redação do ENEM que vão te trazer o 1000

Faltam-me palavras para dizer como me sinto.

 

 

4. Por que não investir em algumas frases prontas?

Sabe aquele famoso “torna-se evidente, portanto, que…”? É disso que eu tô falando! Pense, uma última vez, comigo: o corretor só vai ver o seu texto uma vez na vida. Ele nunca mais vai ouvir falar de você (ele nem chegou a ouvir, né?). Sendo assim, não há problema nenhum na utilização de construções prontas. Há alunos que falam muito de receitas de bolo, fórmulas de redação que podem ser utilizadas em textos. Minha dica é: crie você a sua própria receita de bolo. Ela, com toda a certeza, será a receita mais original e mais fácil de decorar da vida! Invista nela! 😉

4 ajustes na sua redação do ENEM que vão te trazer o 1000

Vai ser mais orginal até que a da Nigella! 😛

 

Essas são algumas pequenas dicas que te ajudarão a chegar de forma mais fácil no 1000. Temos visto textos maravilhosos, e isso nos anima muito! Mas nada como investir um pouquinho mais na criatividade e chegar no 1000, né? Ainda temos alguns dias pela frente, então a minha dica é: corra atrás das aulas que podem te ensinar a chegar mais longe. Impressionar o corretor pode ser o grande passo para a nota 1000.

Ai ai, deu até vontade de fazer uma redação, né? Corre que é a última semana!

4 ajustes na sua redação do ENEM que vão te trazer o 1000

Já estou preparada!

Bom texto, bom 1000 e, principalmente, boa prova do ENEM!