• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Capitão América em: A imagem do Brasil e do brasileiro

Quem melhor do que o Capitão América, símbolo do patriotismo americano, para descomplicar esse Eixo Temático de Cultura Nacional pra você? Confira alguns conceitos importantes para a sua prova de redação e escolha o seu lado na Guerra Civil, caso você ainda tenha dúvidas.

Capitão América em: A imagem do Brasil e do brasileiro

#TeamCap

1- Nome: Steve Rogers

Não, a identidade de um povo não é somente aquela cédula de identificação que contém os seus dados pessoais. A identidade de um povo é um somatório, um conjunto de características próprias de uma nação. Steve Rogers é a personificação do cidadão americano, enquanto nós, brasileiros, nos reconhecemos dentro de uma identidade através de algumas características comuns e alguns clichês: a língua portuguesa do Brasil, o gosto pelo futebol, pelo samba, pelo arroz e feijão, entre outros.

Capitão América em: A imagem do Brasil e do brasileiro

2- Evolução do cidadão

Assim como o Steve passou por diversas fases experimentais até se tornar o Capitão América que nós conhecemos hoje, a sociedade brasileira também seguiu esse exemplo. Dentre as etapas da consolidação da nossa identidade cultural, podemos citar: a colonização, onde importamos a cultura europeia de Portugal; a independência, em uma tentativa experimental de fundar a cultura brasileira livre das influências portuguesas (através dos movimentos literários Romantismo e Modernismo) e com a globalização, onde mostramos a real força da cultura brasileira.

Capitão América em: A imagem do Brasil e do brasileiro

3- “Guerra” cultural

A alteridade é uma situação que se constitui através de relações de contraste, distinção e diferença, ou seja, nós só conseguimos nos identificar como um povo nos comparando com uma outra civilização e nos reconhecendo como pertencente dessa. Por exemplo, os fatores que nos fazem identificarmos com a cultura brasileira são: o idioma, a culinária, os esportes, os costumes, a música, as artes, as leis, etc. Dessa forma, o Capitão América se reconhece americano, por exemplo, ao se comparar com o Deus nórdico Thor, pois as suas marcas de identidade são diferentes e permite seu reconhecimento se comparando com outro.

Capitão América em: A imagem do Brasil e do brasileiro