• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Aula ao Vivo: Eixo Temático 2 – Comunicação

Preparado para aprender sobre Eixo Temático 2 – Comunicação? icon biggrin Aula ao Vivo: Função Exponencial  Porque os professores Eduardo Valladares e Rafael Cunha estão mais do que preparados para te ensinar tudo sobre esse assunto! Para isso, confira os horários das aulas aqui no post e não se esqueça de baixar o material de apoio!

tumblr_Blog-320x320px_Rafael-e-ValladaresRedação: Eixo Temático 2 – Comunicação
12/05 TERÇA-FEIRA
Turma da Noite: 19:45 às 20:45, com o professor Rafael Cunha
15/05 SEXTA-FEIRA
Turma da Manhã: 9:00 às 10:00, com o professor Eduardo Valladares

Baixe o material de apoio! É só clicar aqui embaixo icon razz Aula ao Vivo: Anabolismo Nuclear e Síntese Proteica

Material de Aula ao Vivo

MATERIAL DE AULA AO VIVO

Parte 1: A Humanidade em Evolução

1. É comum dividir a história da humanidade em grandes momentos, marcantes, que servem como referenciais para estudo. São os chamados paradigmas revolucionários. Nesse contexto, aponte as quatro grandes revoluções comunicacionais da história, dando especial enfoque àquela vivenciada no presente.
2. No que diz respeito à última revolução da questão anterior, descreva o novo processo informacional existente entre emissor e receptor no contexto dos meios de comunicação de massa.
3. “Uma imagem vale mais que mil palavras”. Apesar de tão repetida, essa ideia pode ser questionada em diversos níveis. Estabeleça uma contra argumentação a essa ideia, com base nas funções da literatura.

 
Parte 2: Televisão e Computador

4. Na década de 60, o canadense Marshall McLuhan ganhou destaque a partir das projeções que fazia relacionadas aos principais meios de comunicação. Sobre a TV, cunhou a seguinte frase: “Com a televisão, o mundo está se transformando em uma aldeia global.” Essa visão, no século XXI, é em certa medida paradoxal. Explique-a.
5. “A televisão acabou revelando-se semelhante a uma moléstia infecciosa que é capaz de causar mais danos às populações que nunca tiveram contato com ela do que àquelas que, por já terem sido muito expostas, desenvolveram a imunidade necessária para resistir a seus efeitos deletérios.” Com essas palavras, o jornalista Nelson Archer manifestou um posicionamento crítico acerca do poder da TV. Explique a afirmação, relacionando-a à linguagem da propaganda.
6. O escritor Carlos Heitor Cony afirmou, certa vez, que a Internet é um veículo de poluição espiritual. Comente, relacionando-a às principais “novidades” existentes na rede.