• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

5 livros para uma redação melhor

Seguindo a série “lista de recomendações“, a da vez é de 5 livros que podem ajudar você a escrever uma redação melhor. Não, isso não vai ser feito de forma óbvia, é bom deixar claro.

Preferi escolher títulos que não fossem técnicos, como manuais e afins, mas que trouxessem ganhos para a sua escrita e/ou para o seu conteúdo. Ou seja, é algo maior do que um “escreva assim que você tira dez”.

Ah, e para não soar óbvio demais, suprimi clássicos da literatura universal. Esses você descobre fácil em qualquer lista de 100 melhores por aí, vai…

1. Como escrever um conto (Gabriel Garcia-Marquez, ed. Casa Jorge)

O escritor Gabriel García Marquez publicou em livro o resultado do seu trabalho junto a dez roteiristas, na oficina cubana de roteiros que leva seu nome. Ainda que mais voltados para o cinema, os ensinamentos dados aqui por um dos maiores autores vivos são preciosos e podem funcionar como uma grande ajuda para o desenvolvimento da sua redação. Talvez você tenha que procurar bastante por aí, mas vale o sacrifício.

2. Talvez eu não tenha vivido em vão (Fabio Cyrino (org.), ed. Landmark

Reunião de frases ditas por pessoas de grande importância para a história da humanidade em seu último momento de vida. Pode parecer meio mórbido, mas além de ter momentos absurdamente inspirados, o livro ainda traz um pequeno resumo de quem foi a pessoa e em que contexto ela morreu/foi morta. É bagagem cultural, sem dúvidas, e ainda pode ser lido de forma aleatória, sem seguir a ordem das páginas.

3. Lavoura Arcaica (Raduan Nassar, ed. Ateliê Editorial)

Único romance da lista, uma das grandes obras brasileiras da contemporaneidade. Além da belíssima história, a opção estilística do autor, omitindo os sinais de pontuação, causa um efeito atordoante em que lê. Para você aprender que não é todo mundo que pode não usar pontuação e descobrir por que seu professor sempre reclama quando você esquece as vírgulas.

4. Achei que meu pai fosse Deus (Paul Auster (org.), ed. Companhia das Letras)

Antologia de histórias contadas por pessoas comuns e apresentadas em um programa mensal de rádio pelo escritor norte-americano Paul Auster. Dos mais de quatro mil textos recebidos, no livro se encontram alguns dos relatos curtos e verdadeiros, feitos por pessoas de várias idades, classes e credos. Para aprender que qualquer um é capaz de dizer algo se tiver a motivação certa.

5. Farmácia de Pensamentos (Sonia Aguiar, ed. Relume Dumará)

O livro só é encontrado em sebos atualmente, mas o site (www.farmaciadepensamentos.com) continua no ar, e se propõe ao mesmo fim: fornecer um compêndio de pensamentos para, segundo a descrição, “curar os males da alma”. Desconsiderando o lado auto-ajuda, funciona como uma bela fonte de citações com autoria correta, algo raro de se encontrar por aí.

Agora, se sua busca é por livro técnico mesmo, a dica é uma só: Comunicação em prosa moderna, Othon Moacyr Garcia, ed. FGV. Não tem como errar.

Bons estudos e até a próxima!

Compartilhe

Avatar

gostaria muito de aprender pois sou muito ruim em redaçõa
não sei pontua e tenho que faser uma redação
pro meu curso de estrura de outo escola preciso de ajuda
tenho que passar no psico pedagógico o tema é oq é preciso
para ser um bom estrutor eu fiquei nervosa e não consegui
faser ano passado agora vou tentar denovo como eu consigo
ajuda? se alguem tiver idéia de como me ajudar agradeço
oabrigada:( cristiana andrea)

responder
Avatar

oi quero saber como coloco o começo do titulo depois elaborar um texto analisando as consequencias boas e ruim do conhecimento para a humanidade?

responder
Avatar

oi, eu também tenho muita dificuldade de fazer uma redação, ou melhor dizendo eu acho que eu terminei o ensino médio sem saber direito como elaborar uma; por isso fico muito nervosa quando vou fazer alguma entrevista de emprego.

responder
Avatar

Começei a pesquisar o livro “Talvez eu não tenha vivido em vão” e fiquei curiosa e vou comprá-lo. Obrigada pela dica, espero que ele me ajude bastante.

responder
Avatar

Acho que vocês erraram ao escrever o livro como escrever um conto não seria como contar um conto? Porque nada achei deste primeiro.

responder
Avatar

nao gostei muito desse site , pois eu preciso um livro um pouco mais de adolescente pois eu sou uma e nessa idade e dificil pakas de entender as coisas mais mesmos assim obrigada ajudou

responder
Avatar

Primeiro precisamos aprender escrever corretamente, o vicio de teclar com escrita inadequada aos padrões da língua portuguesa na internet, prejudica e muito o desenvolvimento de uma boa redação, tendo em vista que criamos um costume de escrever de maneira errada, para economizar tempo e facilitar a digitação. É necessário escrever corretamente, mesmo quando fazemos uso de programas tipo messenger que trocam mensagens instantâneas, ou até mesmo em e-mail’s não formais.Estou tentando perder esse vicio de escrever errado, ja me rendeu diversas notas baixas em redações de concursos. Ótimas indicações literárias. Pra quem se interessou, como eu me interessei nos livros, encontrei um dos livros na rede. Segue abaixo o link.
http://www.unemat-net.br/prof/foto_p_downloads/como_contar_um_conto.pdf

responder