• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

5 dicas que vão garantir o seu 1000 na redação do ENEM nessa reta final

Sim, estamos na contagem regressiva para os dois dias mais importantes do ano: os dias da prova do ENEM. Você estudou tudo o que cai na prova? Não? Então vamos planejar esse horário aí, né. Com tudo revisado, é impossível não conseguir uma nota boa! Mas vamos falar do dia da prova e, principalmente, da prova de redação: há 5 coisas indispensáveis antes de você começar a escrever de fato. Sim, a parte principal da prova de redação não é a que você escreve o texto não! Não no ENEM…

 

1. Leia atentamente a frase-tema

Eu sei que parece meio óbvio, mas não é. Muita gente, por não fazer uma leitura atenta da proposta cobrada, escorrega na hora de escrever a redação. É necessário que você faça uma análise detalhada da frase, suas limitações e pontos importantes. Não dá pra acertar o tema o ano inteiro e, na hora da prova, fugir completamente, né, jovem?

5 dicas que vão garantir o seu 1000 na redação do ENEM nessa reta final

Ler atentamente não é ler como esse amiguinho, que nem olha pra revista. Fica a dica.

 

 

2. Interprete, rabisque os textos de apoio

Não, você não pode fazer a prova sem antes ler e interpretar TODOS os textos da coletânea. Acredite em mim, ok? Experiência própria. 😛 Os textos de apoio aparecem com o objetivo de te mostrar o caminho argumentativo, a linha de raciocínio que você vai tomar. Uma vez não lidos, sua prova ainda poderá estar boa, mas a chance de fuga, restrição ou até desvio da discussão central é enorme! Anote, marque, comparece, leia dados, interprete as tabelas, as charges. Com tudo isso feito, acredite: o tema você não erra mais!

5 dicas que vão garantir o seu 1000 na redação do ENEM nessa reta final

Rabisque tudo para depois “não se arrepender do que fez”.

 

 

3. Não esqueça de planejar seu texto!

Essa parte é essencial. Um bom planejamento de texto te ajuda a fazer sua redação de uma forma bem mais rápida e clara do que se você saísse psicografando tudo — a famosa prova à Chico Xavier. Traga para o papel seus argumentos, suas propostas, suas conexões com os textos de apoio, com a proposta temática. Mastigue a sua redação, como um rascunho. Tenho certeza que tudo vai ficar mais fácil depois disso. Confie em mim. 😉

5 dicas que vão garantir o seu 1000 na redação do ENEM nessa reta final

Planeje seu texto e escrever nunca mais será “a coisa mais difícil do mundo”.

 

 

 

4. Se houver tempo, por que não fazer um rascunho?

Folhas de rascunho não faltam: além do próprio espaço para rabiscar a redação (no cartão de respostas não, pelo amor de Deus!), você ainda tem as folhas de matemática e a própria prova do ENEM. Sim, os fiscais entregam algumas folhas para rascunho, e a própria prova tem alguns espaços livres, onde frases importantes podem ser jogadas. 😉 Se você ainda não estiver seguro, mesmo depois de planejar seu texto, tente rascunhar alguns parágrafos, ou pontos importantes do texto (como a tese, os tópicos frasais e as propostas de intervenção). Mas não precisa escrever o texto todo não, tá? Já pensou se você precisasse escrever DUAS VEZES o mesmo texto? Isso não pode, né, Arnaldo?

5 dicas que vão garantir o seu 1000 na redação do ENEM nessa reta final

Se você fizer um rascunho, poderá também corrigir eventuais erros no seu texto.

 

 

 

5. Escreva feliz da vida

Depois de passar por todas as outras quatro etapas da prova, é hora de pegar o lápis e montar sua redação nota mil! Você, no seu planejamento, apontou o que vai pra cada parágrafo, que tipo de contextualização será feita, que método de raciocínio será construído, e agora só falta escrever! Mas esta não é a etapa mais fácil não, tá? Tome cuidado com a escrita. Tente revisar a ortografia, a pontuação, as construções, o uso dos conectivos (e se você realmente usou!) e, principalmente, as propostas de intervenção. Acredite no Bê: se você seguir direitinho essas cinco etapas, as chances do 1000 chegar são muuuuuito próximas. Tão próximas que não dá nem pra respirar antes de ele chegar!

5 dicas que vão garantir o seu 1000 na redação do ENEM nessa reta final

Olha esse gato, como está interessado em escrever seu texto!

Ai, ai… Deu até vontade de fazer uma redação, né? 😛

Bom texto e bom 1000!