• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Redação Pronta: Cinema

Olá pessoal!

Para complementar a temática “Comunicação” do último post, aqui vai uma redação pronta sobre cinema. É o tema da UFRJ 2008: “O cinema como prática social”. Confiram:

PODER DE TRANSFORMAÇÃO

“O grande cineasta brasileiro Glauber Rocha, certa vez, disse uma frase que se tornou célebre: “Uma câmera na mão e uma idéia na cabeça”. O que, para ele, era um manifesto do Cinema Novo, acaba por ser, também, uma definição certeira da capacidade que o cinema tem de influenciar e marcar realidades e contextos. Na atualidade, a obra e o fazer cinematográficos constituem importantes práticas sociais, por se afirmarem como criadores de artistas excepcionais e meios capazes de difundir idéias e valores para as mais diversas sociedades e culturas.

A era atual é cultuada por avanços tecnológicos cada vez mais constantes e admiráveis. Os meios de comunicação massificados atingem uma gama considerável da população mundial, ditando valores e tendências. Assim, é possível afirmar que, em tempos de tecnologia avançada, o cinema é a manifestação artística mais próxima a essas massas, que possuem pouco acesso a outros tipos de arte, como a pintura e música clássica e erudita, principalmente em países em desenvolvimento, como Brasil. Isso ocorre porque, além de o aparato técnico ser imprescindível para o fazer cinematográfico, parte da programação dos canais de televisão aberta é composta por filmes, logo, basta ter um aparelho de TV para ter contato com diferentes cinematografias e obras.

Ainda, o cinema conta com uma capacidade particular de retratar o real, mesmo que por meio de visões ficcionais e individuais de autores. Em seu formato mais recorrente e difundido, um filme de cerca de duas horas consegue encenar momentos históricos e atuais, difundindo o conhecimento a quem o assiste. Com isso, ele ajuda a formar o entendimento e a consciência crítica a respeito da realidade circundante, além de disseminar conhecimento sobre outros povos e culturas para pessoas que não necessariamente viveram em outras épocas ou já visitaram outros lugares.

Por fim, é válido examinar o caráter de entretenimento do cinema. Vive-se em um mundo onde o tempo é escasso, o mercado de trabalho é concorrido e o capitalismo é ferrenho e cruel. Com isso, o nível de estresse e tristeza tende a ser altíssimo. Assim, filmes têm a capacidade de ser uma grande diversão para as massas. Ainda que eles não sejam necessariamente intelectualizados, ou não tenham caráter informativo em diversas ocasiões, podem servir como uma distração eficaz e necessária, uma fuga momentânea dos problemas do dia a dia.

Dessa forma, é possível apontar o cinema como um dos mais importantes meios de prática social existentes no contexto atual. Além de poder informar, instruir e moldar as capacidades críticas dos cidadãos, que tomam conhecimento de fatos e momentos cruciais de sua realidade e das demais, ele serve como uma excelente forma de escapismo e diversão. Ainda, no caso brasileiro, o cinema consegue retratar problemáticas nacionais e fazer com que as pessoas reflitam e discutam sobre elas. Cabe ao Governo criar ainda mais cursos de cinema em universidades, para formar profissionais capacitados, e continuar a incentivar a produção nacional por meio de editais e concursos. O artista com uma câmera na mão e uma grande idéia na cabeça pode até não mudar o mundo, mas certamente consegue ajudar a fazê-lo.”

Gostaria de aproveitar e desejar uma excelente prova do ENEM para todos nesse fim de semana! Controlem o tempo, fiquem calmos, e arrebentem! Sugiro que vocês separem algo em torno de uma hora ou uma hora e vinte para elaborarem a redação, e isso inclui entendimento do tema, planejamento e execução.  Se quiserem, depois da prova, impressões e comentários sobre o tema da redação, me mandem um e-mail com perguntas, e eu as responderei aqui!

Bom ENEM!!!