• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Redação Pronta!

Olá, pessoal!

Já falamos sobre 2 partes essenciais da dissertação: a introdução e o desenvolvimento. Como anda o treinamento de vocês?

Vocês já conferiram esse vídeo do Professor Rafael Cunha, sobre o desenvolvimento da redação, com foco no ENEM? Vale muito a pena dar uma olhada:

http://www.descomplica.com.br/redacao/resumo-para-o-enem-desenvolvimento-da-redacao?m=105

Por falar em ENEM… trouxe hoje uma redação pronta sobre o tema de 2003: “A violência na sociedade brasileira: como mudar as regras desse jogo?”

Vamos lembrar sempre que:

“A dissertação argumentativa em vestibulares deve ter 2 ou 3 parágrafos de desenvolvimento. Mais do que isso compromete argumentação.”

“Use apenas uma ideia principal em cada parágrafo de desenvolvimento para evitar o empilhamento de ideias e a desorganização do texto.”

Confiram a redação:

Inércia (in)cômoda.

Na conjuntura brasileira contemporânea, a violência é quase tão discutida quanto o futebol. No entanto, enquanto o segundo é uma paixão, a primeira é um enorme problema nacional. Diariamente, os brasileiros são afetados, de diversas maneiras, por manifestações violentas e criminosas, presencialmente ou não. A sociedade está perdendo esse jogo, rendida e inerte diante de uma problemática de difícil solução. Não é impossível, porém, vencer essa batalha.

A desigualdade social, como é de conhecimento público, é um dos maiores problemas do país. Vive-se a plenitude de uma sociedade consumista, na qual o ter em detrimento do ser é valorizado e divulgado pela mídia de massa. Entretanto, dadas as diferenças socioeconômicas, nem todos podem ter acesso aos bens desejados. Dessa forma, muitos optam por caminhos alternativos para obtê-los, que são, frequêntemente, ligados ao crime e a violência, ferindo a dignidade do cidadão e gerando sentimentos de revolta, repulsa, e até vingança, em um circulo vicioso que envolve todas as classes. Esse problema poderia ser amenizado com a criação de empregos, e redução da desigualdade.

É importante, também, observar que se vive no Brasil uma cultura da impunidade, na qual existe a certeza de que, muito possivelmente, nada acontecerá a quem comete crimes tidos como menores ou menos hediondos. Assim, além das manifestações dignas de virarem notícias na televisão, existe a violência doméstica, velada e escondida. Impera a lei do mais forte contra o mais fraco, o que faz com que mulheres sejam espancadas, crianças exploradas, e aqueles que não estão diretamente envolvidos permanecem míopes, raciocinando de maneira individualista. Essa situação se perpetuará enquanto as vítimas não denunciarem seus agressores.

Percebe-se, também, certo comodismo por parte dos brasileiros das classes média e alta. Parte das elites detentoras de poder, essas pessoas se escondem em seus condomínios e prédios, onde pagam por segurança ininterrupta, mantendo a problemática da violência longe dos olhos e do coração. É como se ela não existisse, mas isso não faz com que ela desapareça. Esse processo de negação só contribui para a perpetuação do problema, pois a maior parte da população permanece pouco protegida, a mercê de tal situação. A mudança precisa partir daqueles que têm maior influência e voz na sociedade.

Dessa forma, é possível perceber que, assim como na Física, na qual a Inércia é a propriedade que mantém a matéria sem variação de velocidade, a sociedade brasileira está comodamente inerte em relação à problemática da violência, sem forças para sair da inalterabilidade e modificar a situação. É de suma importância um comprometimento de toda a população para vencer esse jogo, no qual as escolas e os meios de comunicação possuem papel fundamental na propagação de direitos e deveres. Somente com as mais diversas forças, vindas de várias camadas, contribuindo para o fim da inércia, esse perigoso adversário poderá ser derrotado, e a sociedade brasileira será vencedora.

Compartilhe

Avatar

vvv

responder
Descomplica

##- Não escreva abaixo desta linha -##

Ticket recebido: [desconversared] Re: Redação Pronta!

Seu ticket (#519) foi recebido e está sendo analisado pelo nosso suporte.
Para adicionar outros comentários, responda este email ou clique no link a seguir: http://descomplica.zendesk.com/tickets/519

———————————————-
Atualizado por: Disqus, 31 Mar 13:58 (BRT):

======

responder
Avatar

Parabéns! O infoEnem, maior portal sobre o Enem na internet, iniciou em fevereiro uma série de publicações indicando aos seus leitores os melhores conteúdos do país. Seu blog foi classificado entre os 10 melhores do Brasil na categoria Redação.

Confira: http://www.infoenem.com.br/os-10-melhores-sites-e-blogs-de-redacao-do-brasil/

Caso interesse mostrar aos seus leitores a qualidade e a confiabilidade do seu espaço, que foi analisada e comprovada por toda nossa equipe, escreva-nos um email e lhe enviaremos o código HTML do selo desta classificação. É um selo discreto, mas que trás a importância, os acessos e a responsabilidade de ser considerado entre os melhores de toda a rede nacional.

Nós do infoEnem, e principalmente nossos milhares de leitores mensais, agradecemos seus esforços que contribuem para uma internet rica e de bom conteúdo! Continuem assim, para que possamos continuar indicando esse belo espaço como fonte confiável de informação.
Novamente nossos parabéns! Afinal, não é qualquer blog que pode ser considerado “Top 10” de todo o Brasil!

Atenciosamente,

Fernando Buglia e Matheus Andrietta (moderadores infoEnem)

responder
Descomplica

##- Não escreva abaixo desta linha -##

Ticket recebido: [desconversared] Re: Redação Pronta!

Seu ticket (#521) foi recebido e está sendo analisado pelo nosso suporte.
Para adicionar outros comentários, responda este email ou clique no link a seguir: http://descomplica.zendesk.com/tickets/521

———————————————-
Atualizado por: Disqus, 31 Mar 14:00 (BRT):

======

responder