• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Recursos Naturais II – Petróleo

Fala ai, galera!

Vamos falar sobre esse recurso indispensável para o mundo capitalista e que devido à fatores geológicos, temos em grande quantidade… Ainda bem! ;D

Resumindo:

O petróleo originalmente era extraído no Brasil de poços terrestres, mas depois da criação da Petrobras, por Getúlio Vargas, a exploração em águas profundas começou a ser mais difundida e tivemos como ótimo desfecho o Pré-sal.

O petróleo é um hidrocarboneto que precisa de matéria orgânica para ser formado, por isso, normalmente as jazidas desse recurso estão em bacias sedimentares (locais onde há acumulo de sedimentos, entre eles matéria orgânica). Esse precisa de uma rocha selante por cima para ficar armazenado e como está no subsolo sofre enorme pressão do manto.

Até pouco tempo, o país não tinha produção suficiente de petróleo para o abastecimento interno, desse modo, era dependente do recurso importado, especialmente dos países do Oriente Médio, mas a partir de 2007 o país alcançou a auto-suficiência. Atualmente, a produção é de aproximadamente 2,3 milhões de barris ao dia, que supera o consumo, que é de 2,2 barris diários.

No próximo post falaremos sobre o Pré-sal e explicarei o que é isso e como será utilizado!

Abração, pessoal!