• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Recursos Naturais – Água

Olá, pessoal, como estão?

Hoje, falaremos da Água, esse recurso que está em constante movimento no nosso planeta pela ciclo hidrológico.  É um dos bens mais precisos na conjuntura atual e futura do Planeta, portanto abordaremos o tópico “água como produto e sua espacialização Geopolítica no Brasil”.

Hoje temos em muitos locais do mundo e, obviamente, dentro do Brasil que sofrem com a falta de água devido a baixa sazonal natural ou porque houve desmatamentos perto das nascente e/ou poluição dos rios.

Uma alternativa antiga para esse problema é o uso da água subterrânea, acumulada em locais poroso na subsuperfície. Contudo existe reservatório gigantescos localizados no Brasil e isso pode vir a ser uma arma política a nosso favor ou um entrave internacional.

Estou falando do Aquífero Guarani o qual  localiza-se no Centro-Oeste da América Latina e está dividido entre Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. Estima-se que a reserva de água total seja algo em torno de 45.000 km³ e é uma esperança para o abastecimento futuro desses países.

O manancial do Aquífero Guarani é o mais econômico, social e flexível para abastecimento e consumo humano na área. Por ser um aquífero de extensão continental com característica confinada, muitas vezes jorrante, sua dinâmica ainda é pouco conhecida, necessitando maiores estudos para seu entendimento, de forma a possibilitar uma utilização mais racional e o estabelecimento de estratégias de preservação mais eficientes.

Então pessoal esse foi um pouquinho da importância da água para a conjuntura atual e futura do Planeta, os próximos posts serão sobre outros recursos naturais importantes!

Abraço a todos!