• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Sua calça jeans não cai apenas da sua cintura: ela cai também na sua prova de Química do vestibular

O Jeans comum é feito puramente de fibra de algodão. Composta majoritariamente de celulose, a fibra de algodão faz com que a calça jeans tenha pouca elasticidade. Então por que as calças feitas com outros materiais em conjunto com o algodão possuem uma elasticidade maior?

pe-de-algodao

Por falar em algodão, fica aqui a foto de um pé dessa maravilha, que não é tão fácil de achar por aí!

 

Isto ocorre porque é adicionado ao processo de fabricação do Jeans um material chamado náilon (tambén chamado de nylon). O náilon é um nome genérico mais famoso para uma categoria de poliamidas, que apresentam ótima resistência ao desgaste e ao tracionamento. Mas, afinal, você sabe o que é o nylon (ou náilon)?

Náilon nada mais é do que um tipo de polímero. Polímeros são compostos por macromoléculas (com grande tamanho e/ou massa molecular) constituídas pelas n repetições de moléculas menores: os monômeros. Existem dois tipos de polímeros em relação à sua síntese: adição ou condensação.

Vamos estudar um pouco mais a fundo essa reação?

O náilon é obtido em diferentes combinações de diamidas com ácidos carboxílicos, sendo bastante comum a reação de hexametilenodiamina com o ácido adípico, para formação do náilon 6,6.

quimica-1

Os números 6,6 referem-se ao número de carbonos da base e do ácido, respectivamente.

Em uma visão mais global, temos a reação para a formação do náilon R’,R como:

quimica-2

É bom saber que até mesmo uma coisa comum, como o seu jeans, pode cair no vestibular, não é?

E é bom que só caia no vestibular mesmo!

 

É isso aí, pessoal! Quer saber mais sobre polímeros? Assista uma aula sobre o assunto e descomplique sua vida! E não deixe de comentar, contando pra gente quais temas você gostaria de ver nos resumos de Química!