• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Mapa Mental: Termoquímica

Já imaginou um mapa mental resumindo a Termoquímica pra você? Então, confira:mapa-quimica-termoquimica

Um resumo sobre Termoquímica está te esperando para que você o estude e prepare-se para o vestibular. Preparado?

A Termoquímica estuda o calor da reação provocada pela troca de energia do meio externo com os reagentes. Toda reação química absorve ou gera calor, ou seja, há sempre uma troca de energia. A emissão ou absorção de luz, de calor, de eletricidade são manifestações dessa energia que podem até provocar mudanças de estado físico nos componentes das reações.

Equação termoquímica

É a equação química que apresenta a entalpia da reação e onde menciona-se todos os fatores que podem influir no valor da entalpia. São eles:

Proporção estequiométrica
Estado físico
Estrutura cristalina
Temperatura
Pressão
Variação da entalpia

Exemplos:

H2(g) + ½ O2(g)  → H2O(l)    ΔH =-286,6 KJ/mol (25ºC,1atm)
C(diamante) + O2(g) → CO2(g)   ΔH =-395 KJ/mol (25ºC,1atm)
H2(g) + Cl2(g)  → 2HCl(g)    ΔH =-184,1 KJ/mol (75ºC,1atm)

Como determinar o calor de reação (entalpia)?

O calor de reação ou entalpia pode ser determinado de maneira indireta pelo próprio conceito de variação de entalpia, ou seja:

ΔH = Hp – Hr

Contudo, só conseguimos determinar a variação de entalpia de uma reação, não sendo possível definir a entalpia de cada substância separadamente. Devido a isso, os químicos atribuíram um valor arbitrário de entalpia a um grupo de substâncias, para, a partir delas, elaborarem uma escala com entalpias relativas das demais substâncias.

O grupo escolhido foi o das substâncias simples alotrópicas mais estáveis (ou seja, as que são encontrados em maior quantidade na natureza). Para estas, a uma temperatura de 25ºC e pressão 1atm, a entalpia foi definida como zero, sendo chamada entalpia-padrão.

Exemplo: O2 (g): H = 0 / O2(l) e O3 (g): H ≠ 0.

QUER SABER MAIS? CONFIRA ESTE RESUMO COMPLETO!