• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Mapa Mental: Reações de Adição

Quer saber mais sobre Reações de Adição? É só dar uma olhada neste mapa mental para mandar bem na sua prova de química! :3

reações de adição

As Reações de Adição ocorrem quando um determinado reagente é adicionado a uma ligação dupla ou tripla de um composto orgânico. De maneira simples, pode-se dizer que a adição quebra a ligação pi. Neste resumo, aprenda sobre: Hidrogenação, Halogenação, Hidroalogenação e Hidratação.

A hidrogenação nada mais é do que adicionar hidrogênio (+H2) a um composto orgânico. Este tipo de reação também é conhecido como hidrogenação catalítica, pois ocorre em presença de catalisador, geralmente Ni, Pd ou Pt. Na adição de hidrogênio a um alceno, forma-se um alcano; já na adição de uma molécula de H2 a um alcino, forma-se um alceno – caso queira formar um alcano, adiciona-se mais uma molécula de H2. Neste caso, tem-se o mecanismo via radical livre.

Muito parecida com a hidrogenação, a halogenação ocorre da mesma maneira; neste caso, é feita a adição de um halogênio: Cl2 e Br2. Na adição de um halogênio a um alceno, forma-se um alcano; já na adição de uma molécula de halogênio (Cl2 ou Br2) a um alcino, forma-se um alceno, e, caso queira formar um alcano, adiciona-se mais uma molécula de halogênio. Neste caso, também ocorre o mecanismo via radical livre.

Assim como nas reações anteriores, na hidroalogenação ocorre a quebra da ligação pi e adiciona-se, neste caso, H (hidrogênio) e o Halogênio (X) nos espaços abertos após esta quebra. Como se trata de moléculas com diferença de eletronegatividade, este mecanismo é eletrofílico. Para moléculas maiores, deve tomar cuidado com a ordem de entrada do H e do halogênio.

QUER SABER MAIS SOBRE AS REAÇÕES DE ADIÇÃO E DE ELIMINAÇÃO? CONFIRA ESTE RESUMO COMPLETO!

Agora que você já está por dentro de tudo sobre Reações de Adição, confira nossa página do gabarito ENEM 2016!